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Conviva e MEC realizam 2ª videoconferência para a Semana da Escuta das Adolescências

02/05/2024 | Conviva

 

Evento contou com especialistas, os quais abordaram as singularidades dos estudantes nos anos finais e as formas de constituir uma escola justa e inclusiva a partir da atuação das redes e escolas

 

Na última terça-feira, 30 de abril, aconteceu a 2ª videoconferência preparatória para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Dessa vez, o tema foi “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, com foco na escuta e no guia com as metodologias para 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.

O evento contou com especialistas, os quais abordaram as singularidades dos estudantes nos anos finais e as formas de constituir uma escola justa e inclusiva a partir da atuação das redes e escolas, de modo que promova o protagonismo e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Participaram do debate o Dirigente Municipal de Educação de Jucás (CE) e presidente da Undime Ceará, José Marques Aurélio de Souza; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro Santos; e a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias. O evento também conta com as participações de Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF Brasil; Katia Chedid, pedagoga especialista em Gestão Escolar e Neurociência Aplicada à Educação; Larissa Santos, Coordenadora de Políticas para Juventude (SEC/BA); e Gabriela Lopes, estudante do 9º ano do Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos (BA).

Todo o evento pode ser visto na íntegra na plataforma do Conviva, clique aqui e acesse. Veja aqui as apresentações usadas durante o encontro.

Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas – As duas videoconferências realizadas são iniciativas preparatórias e fazem parte de uma série de ações previstas para a Semana da Escuta das Adolescências. A ação estratégica será promovida pelas redes estaduais, distrital e municipais, no período de 13 a 20 ou de 20 a 27 de maio, respeitando a diversidade de calendários das redes de ensino.