Carregando

Resultados finais das escolas no Saeb 2017 já estão disponíveis

01/10/2018 | Inep

Os resultados finais das escolas que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 já estão disponíveis no Portal do Inep. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Boletim das Escolas de todas as instituições de ensino que atenderam aos critérios para divulgação dos resultados, como previsto na Portaria nº 447/2017: ter tido pelo menos dez alunos presentes da aplicação dos instrumentos e ter alcançado a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos alunos matriculados, conforme dados declarados pela escola ao Censo Escolar 2017. O Saeb foi aplicado, em outubro e novembro do ano passado para mais de 5,4 milhões de estudantes de mais de 70 mil escolas.

O Boletim da Escola mostra o desempenho no Saeb de forma contextualizada, permitindo que cada unidade escolar conheça os seus resultados e alguns dados referentes ao cenário estadual, municipal e nacional. O Boletim da Escola é público, podendo ser acessado por qualquer interessado. O acesso pode ser realizado com o Código Inep da escola ou simplesmente identificando ano, UF, município e dependência administrativa. O acesso é pelo Sistema Saeb. As escolas que não cumpriram os requisitos da Portaria nº 447/2017 não têm os resultados divulgados. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail provabrasil.resultados@inep.gov.br.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das Escalas de Proficiência. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb; juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar; compõem o Ideb.

Acesse o Sistema Saeb para conferir o Boletim das Escolas.

 

Título original: Resultados finais das escolas no Saeb 2017 já estão disponíveis no Portal do Inep

https://bit.ly/2NT1JsF