Carregando

Responsáveis pelo cartão PDDE nos estados

02/10/2018 | Undime

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou a lista de funcionários do Banco do Brasil (BB) que farão articulação com as seccionais da Undime e as secretarias estaduais de Educação em todos os estados do Brasil. A divulgação acontece após pedido da Undime como resultado da audiência da instituição com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, realizada em julho deste ano. 

Os pontos focais, colaboradores que atuam em cada uma das suas superintendências estaduais do BB, serão responsáveis por esclarecer dúvidas relacionadas ao Programa e ajudar na elucidação dos principais entraves relatados ao MEC. A expectativa é que a aproximação entre Secretarias de Educação e representantes do Banco promova a simplificação do processo, trazendo orientações mais objetivas aos Dirigentes Municipais e Unidades Executoras, a respeito dos procedimentos para implantação e uso do cartão. 

Funcionários das Superintendências ainda deverão prestar auxílio às demais etapas do processo de implantação e funcionalidades do PDDE e atuar em prol da facilitação dos procedimentos para entrega dos cartões, esclarecendo limites para saques, transferências, taxas e uso do gerenciador financeiro e outras exigências relacionadas. 

Orientações

Para contribuir com o fluxo de informações destinadas às escolas e secretarias de educação, o Banco do Brasil também elaborou um folheto com dados relevantes sobre o Cartão e os procedimentos para sua habilitação junto às agências do BB. Para acessá-lo, clique neste link.

Periodicamente, o FNDE publica no seu portal o Relatório Atualizado de Retirada do Cartão PDDE por Unidade Executora. A última planilha, publicada no dia 19 de setembro, pode ser visualizada aqui. Outros materiais relacionados ao PDDE, como Cartilha de Orientações, modelos de documentos para apresentação de demandas junto ao BB, perguntas frequentes relação de entidades parceiras estão disponíveis neste site.

Esforço da Undime

Desde que dificuldades e entraves para a retirada e o uso do cartão PDDE foram apresentadas, a Undime vem se reunindo com a equipe gestora do PDDE/ FNDE, a fim de obter orientações quanto aos procedimentos para a implantação e efetividade do Programa. Além das reuniões, promoveu a realização de uma webconferência para garantir a solução das dificuldades apontadas por municípios de diferentes partes do país, reunindo integrantes do FNDE, da diretoria de governo, superintendências do Banco do Brasil e de secretarias estaduais e municipais de Educação. 

Para fazer com que as informações cheguem a todos os municípios, o Conviva Educação também realizou uma videoconferência para tirar dúvidas sobre o uso do cartão e esclareceu os principais questionamentos sobre o acesso, com detalhes sobre como executar o Programa. O conteúdo está disponível no Canal do Conviva, no YouTube.

 

Título original: FNDE e BB disponibilizam lista de pontos focais responsáveis pelo cartão PDDE nos estados

Notícias Relacionadas