Carregando

Os avanços dos municípios do Sul em 2018

24/10/2018 | Conviva Educação

Os municípios que mais utilizam o Conviva nos três estados da região Sul do país estão representados por Cunhataí (SC), Turuçu (RS) e Apucarana (PR) nesta reportagem. Assim como as secretarias do Sudeste, Norte, Nordeste, e Centro-Oeste, aqui os técnicos das secretarias e Dirigentes Municipais de Educação vibram com os avanços de 2018.

Confira abaixo:

 

Controle diário de gastos e planejamento preciso em Cunhataí, município catarinense

“Com as ferramentas de Gastos com Transporte e Gastos com Alimentação do Conviva, passamos a ter controle dos recursos que temos disponíveis e o que pode ser investido. Diariamente lançamos no sistema as notas fiscais, conforme são entregues na secretaria os valores de combustível, mecânico e lavagem dos veículos, além das mercadorias ligadas à alimentação (abaixo, veja foto da equipe).

Desde início de 2018, quando tivemos a formação da articuladora do estado e começamos a usar o Conviva sistematicamente, notamos muita diferença no modo como analisamos a parte financeira da secretaria. Emitimos a cada dois meses o relatório das receitas e despesas para analisar onde precisamos economizar ou replanejar. Fazemos reuniões com as equipes de cada área e agora temos informações precisas para apresentar, trazendo mais objetividade para as decisões.

Sempre que possível, acompanhamos as videoconferências do Conviva, procuramos ficar atentos aos e-mails semanais recebidos do projeto e aos destaques na home da plataforma que alertam sobre datas, informações sobre programas do governo e experiências de outros municípios.” Depoimento Kelli Mezzaroba, técnica da secretaria municipal de educação de Cunhataí (SC)

 

Em Apucarana, Paraná, alimentação, gestão democrática e mais!

“Diariamente, as nutricionistas preenchem os cardápios na ferramenta do Conviva, adequando-os conforme faixa etária e nutrientes necessários. A funcionalidade facilita nosso trabalho porque faz os cálculos nutricionais automaticamente e já deixa os cardápios prontos para serem distribuídos mensalmente para as unidades escolares, além de publicados no site da prefeitura e nas redes sociais. Com isso, os responsáveis pela alimentação escolar conseguem fazer o acompanhamento das merendas, ajustando conforme a necessidade nutricional, e as famílias verificam o que é servido para crianças. Ter os dados no Conviva nos dá uma visão ampla e precisa da alimentação escolar! (veja fotos da equipe no topo desta reportagem e abaixo.)

  

Também temos aprimorado a gestão da equipe desde que passamos a preencher a ferramenta de Profissionais do Conviva e, com isso, visualizamos a distribuição dos servidores pela rede para organizá-los conforme a demanda das escolas. Sabemos, por exemplo, em quais unidades há profissionais de licença ou afastados, e reorganizamos a equipe conforme as necessidades. Os dados estão sempre atualizados porque pedimos que as escolas indiquem as informações para a área de Recursos Humanos da autarquia, que preenche com as alterações.

Mas há outros instrumentos que aprimoram a gestão da educação no Conviva. O Diagnóstico da Gestão Democrática, por exemplo, contribui para reflexão coletiva e transparência das iniciativas da Autarquia, além de orientar nossas ações prioritárias.

A Ferramenta do Plano Municipal de Educação (PME) nos ajuda a colocar as estratégias em prática e colabora com a nossa comunicação entre outras áreas da secretaria, já que reúne em um só lugar os avanços conquistados.

Desde 2014 utilizamos a plataforma Conviva: ela faz parte da rotina de trabalho!” (Depoimento de Jaqueline Oliveira, técnica da autarquia municipal de educação de Apucarana (PR) e Monica Costa, assessora de imprensa)

 

Assista ao vídeo realizado por Marli Fernandes, Diretora Presidente da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (PR), sobre os avanços de 2018:

 

 

Organização das áreas da secretaria de Turuçu, Rio Grande do Sul

“Analisar os gastos e pensar em formas de economizar. Essa é uma das metas da nossa secretaria que está sendo possível de alcançar com o apoio do Conviva. Utilizando a Ferramenta de Receitas e Despesas, fazemos um balanço dos recursos que entram e que saem. Com os dados preenchidos, acompanhamos a evolução dos gastos e analisamos mensalmente pelos gráficos do Conviva como tem sido o controle financeiro. Conseguimos nos organizar e já vemos um saldo positivo em nossas contas!

Outras áreas da secretaria também têm se organizado com o apoio da plataforma. Em 2018 elaboramos três versões do Calendário Escolar para servir a diferentes usos, e já começamos a montar o de 2019. Como os cálculos de dias letivos são feitos automaticamente, não precisamos nos preocupar em fazer contas para atingir os 200 dias obrigatórios. Além disso, podemos acessar o documento de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

Fizemos a importação dos dados do Educacenso de 2017, e pretendemos atualizar com os dados dos estudantes 2018 com o apoio das equipes das escolas. Dessa forma, poderemos realizar as próximas matrículas já com base nas informações armazenadas no Conviva, consultar os dados de INEP de cada estudante, saber quantos estudantes estão em cada turma e poder emitir atestados de matrícula ou transferência.

A nutricionista da secretaria também está muito satisfeita com a Ferramenta de Cardápio porque nota os benefícios de encontrar os cálculos nutricionais e os relatórios com o apoio do sistema.

E ainda temos outros planos para expansão do uso da plataforma: queremos organizar o transporte escolar de acordo com os dados dos estudantes e tornar online os dados dos estoques. Nosso Dirigente Municipal de Educação supervisiona o uso do Conviva e está sempre atento às notícias, vídeos, cursos e capacitações mostradas na plataforma. Como usuário principal, aprova acessos e mudanças na equipe cadastrada, mantendo as informações sempre atualizadas.” Depoimento de Jardel Buck, técnico da secretaria municipal de educação de Turuçu (RS)

 

Assista ao vídeo realizado por José Francisco Madruga da Conceição, Dirigente Municipal de Educação de Turuçu (RS), sobre o uso do Conviva: