Carregando

Comitê Paralímpico lança curso para profissionais do esporte

12/03/2019 | CPB/ Foto: Daniel Zappe

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está com inscrições abertas para o curso "Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte", disponibilizado no formato de ensino à distância (EaD). Oferecido de forma gratuita, a iniciativa faz parte da meta do CPB de capacitar até 100 mil profissionais de Educação Física em esportes adaptados até 2025, definida no Planejamento Estratégico do Comitê. As aulas foram desenvolvidas na ferramenta on-line do Impulsiona, programa de educação do Instituto Península.

Para participar, interessados podem registrar-se na página disponível neste link As aulas estarão divididas em quatro módulos: o primeiro, trata da história do esporte paralímpico e sua estrutura, o segundo aborda as deficiências elegíveis, enquanto o terceiro aborda aspectos gerais da classificação esportiva. Por fim, o último módulo demonstra como o esporte paralímpico pode ser introduzido na escola.

O curso tem carga horária de 40 horas de conteúdo e será acessado a partir da AVA MEC, sistema do Ministério da Educação. Não há limite de vagas. Aqueles que cumprirem todas as etapas em até 60 dias ganham um certificado assinado pelo CPB, Impulsiona e MEC.

O objetivo principal do curso é qualificar professores de todo o Brasil a incorporarem o conteúdo ao planejamento de suas aulas. O projeto é coordenado pela área de Educação Paralímpica, que formulou o conteúdo e o adaptou para ser repassado à distância.

No lançamento, Mizael Conrado, presidente do CPB, disse que a iniciativa é um marco no direcionamento da política inclusiva da entidade. "A igualdade no ponto de partida é o que dá sentido à meritocracia. Trabalhamos incansavelmente para dar as mesmas oportunidades às pessoas com deficiência e esta é uma iniciativa que tem grande importância neste contexto. O esporte é vital na vida de um deficiente, e introduzi-lo às modalidades já na fase escolar é o que consideramos ideal", explicou.

"Promover inclusão por meio do esporte é uma das formas mais dignas de incluir, porque alunos recebem noções de disciplina, foco e desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais muito importantes. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Educação incentivará todos os professores da rede pública municipal a fazerem este curso e se capacitarem em relação ao esporte adaptado", disse José Cury Neto, Dirigente Municipal de Educação de São Paulo que também esteve presente na cerimônia de lançamento.

O conteúdo do curso foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o ambiente está acessível aos professores inscritos, por computadores, celulares ou tablets, desde que haja acesso à internet.

Confira abaixo mais detalhes sobre os cursos:

Quem pode participar? O curso se destina a profissionais de Educação Física.

Quanto custa? O curso é totalmente gratuito.

Onde posso me inscrever? O curso já está disponível no site https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico/.

Qual a duração do curso? São quatro módulos, com duas aulas cada, que totalizam 40h.

Quantas vagas? O número de vagas do curso é ilimitado.

Quem o desenvolveu? O conteúdo do curso foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é oferecido em parceria com o Impulsiona.

Qual o prazo para conclusão do curso? 60 dias.

Terá certificado? As pessoas que concluírem o curso receberão um certificado assinado pelo CPB, Impulsiona e o MEC.

Qual o objetivo do curso? Capacitar professores de Educação Física do Brasil a incorporarem o conteúdo do curso ao planejamento de suas aulas.

Título original: Comitê Paralímpico Brasileiro lança curso para profissionais do esporte