Carregando

Iniciado teste de revisão dos formulários do Censo Escolar

25/03/2019 | Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, entre 20 de março e 5 de abril, o 3º pré-teste do projeto de revisão dos formulários do Censo Escolar, que avalia alterações ou inclusões no instrumento de coleta de dados da pesquisa estatística. O objetivo principal é avaliar a consistência e os conceitos dos novos campos dos formulários. Cada item deve ser capaz de coletar e medir o que se espera dele, assim como avaliar. O pré-teste também avalia a existência da informação e da documentação comprobatória, e a compreensão dos fatos por parte dos informantes. O pré-teste é on-line e direcionado às secretarias de educação e escolas.

O projeto de revisão dos formulários vem sendo realizado desde 2016. Para o ciclo de revisão 2016-2020, por exemplo, já ocorreram dois pré-testes que levaram a mudanças no formulário do Censo Escolar 2019. O 3º pré-teste se dedica a algumas questões residuais e a novas demandas que visam atender à necessidade por informações importantes para subsidiar políticas públicas de educação.

O 3º pré-teste já foi realizado na modalidade presencial junto a uma amostra de secretarias estaduais de educação, entre 18 de fevereiro e 15 de março. Já o pré-teste on-line comtempla dois perfis de respondentes: secretarias de educação e escolas. A definição da amostra de secretarias de educação considerou todos os estados e municípios capitais, além de outros municípios escolhidos a partir de características específicas das escolas selecionadas no respectivo sistema de ensino, assim como um grupo de comparação que não tem características para declarar aquela informação.

Censo Escolar

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional. O Censo Escolar é indispensável para acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

https://bit.ly/2YgD6b5 

Título original: Iniciado 3º pré-teste online do projeto de revisão dos formulários do Censo Escolar