Carregando

Mapa da Coleta faz um panorama das declarações do Censo Escolar

02/04/2019 | Conviva Educação

Em fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou uma funcionalidade de acompanhamento da declaração do Censo Escolar: o Mapa da Coleta (leia mais nesta notícia). “Com isso, redes municipais e estaduais têm uma visão macro de como está a coleta do Censo, em uma ferramenta de atualização diária, o que facilita suas ações e planejamento”, diz Aline Perfeito de Sousa, Coordenadora-Geral substituta do Censo da Educação Básica.

No link abaixo, veja os conteúdos do Conviva sobre Censo Escolar:

O Conviva esteve no Inep e conversou com a coordenadora para saber mais detalhes do Mapa da Coleta. Acompanhe abaixo:

 

Qual o objetivo do Mapa da Coleta?

O site é uma ampliação de uma ferramenta do Inep chamada Mapa das Escolas. O objetivo é ter um acompanhamento do número de escolas que preencheram e realizaram o fechamento do Censo Escolar. No site anterior, havia o panorama da coleta por região, UF e município. No Mapa da Coleta atual (acesse o Mapa aqui) há infográficos de escolas e matrículas, o que permite um acompanhamento mais refinado das informações.

 

Quem pode acessar o ambiente?

O acesso é público, mas o interesse maior é de gestores estaduais e municipais de educação. A identificação não é por escola, mas o quantitativo e o porcentual delas por município e estado. Os relatórios são organizados em: Mapa das Escolas, Escolas e Matrículas.

 

Com base nessas informações, quais podem ser os próximos passos das secretarias?

Com esses dados em mãos, pode verificar a quantidade de escolas do município que ainda não concluíram a inserção dos dados. A partir daí, a secretaria pode entrar no Educacenso, conferir quais escolas fizeram o preenchimento e trabalhar com mais afinco com cada uma delas para que os registros sejam feitos. A funcionalidade favorece o olhar dos gestores, que verificam se o número de matrículas está de acordo ou menor do que o esperado, ainda antes do período de retificação. As informações são atualizadas no site diariamente.

 

Quais dados estão disponíveis atualmente?

O mapa mostra as informações conforme os períodos de coleta. Estão disponíveis no site até maio os dados de Situação do Aluno. Na próxima etapa, serão exibidas as informações de Matrícula Inicial.

 

Qual a importância do Censo Escolar para o funcionamento das escolas e para as políticas de educação do país?

O Censo Escolar é o principal levantamento estatístico das informações educacionais do país e é um instrumento utilizado na implementação e na avaliação de políticas públicas. A partir dos dados coletados no Censo Escolar são repassados recursos do Fundeb, do PNAE, do PDDE e do PNATE, entre outros, tanto dos governos federais quanto estaduais. Por ser um retrato da realidade escolar, colabora também com o planejamento dos gestores municipais.

Neste momento, estão sendo coletados os dados de Situação do Aluno, isso é, de movimento e rendimento escolar, que são importantes para o cálculo das taxas de rendimento das escolas, municípios e estados, que compõem os resultados do Saeb.

 

Saiba também:

Até dia 15 de abril, ficam disponíveis para download as informações de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2018 neste link. Em seguida, elas podem ser colocadas no Conviva através da ferramenta de Importação do Educacenso do Conviva, possibilitando o preenchimento automático das ferramentas de Escolas e Matrículas, Estudantes e Profissionais. Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse esta reportagem ou conheça a ferramenta clicando abaixo: