Carregando

É hora de importar o Censo Escolar para o Conviva

18/04/2019 | Conviva Educação

Terminou o prazo para as secretarias municipais de educação baixarem o Censo Escolar 2018 no sistema Educacenso. Se sua equipe já realizou esse processo, é hora de fazer o próximo passo: importar o arquivo para a plataforma Conviva Educação!

Com isso, as equipes têm a possibilidade de ter os dados oficiais na plataforma, com preenchimento automático das ferramentas de Estudantes, Profissionais, Escolas e Matrículas. É possível consultá-las e atualizá-las durante todo o ano.

A seguir, encontre informações sobre como realizar a importação e o que fazer depois de ter os dados no Conviva. Veja também os materiais de apoio e os benefícios de se realizar esse processo.

Atenção ao prazo: é possível realizar a importação dos dados no Conviva até 28 de maio.

/var/folders/_2/fzr9wz1x7314g3lb4gq4bgw00000gn/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/content_Botoes-Educacenso-1.png

 

Como preparar os dados da secretaria para realizar a importação

Se sua equipe já utiliza as ferramentas de Profissionais, Escolas e Matrículas e Estudantes do Conviva, veja como preparar as informações antes de fazer a importação dos dados:

1) Confira o CPF dos cadastrados na ferramenta de Profissionais;

2) Em Estudantes, preencha o campo identificação única do aluno (Inep) corretamente;

3) Ajuste o nome das unidades escolares em Escolas e Matrículas de acordo com o nome declarado no Censo;

4) Se já tiver turmas de 2018 cadastradas, preencha o campo Código de escola – Inep corretamente;

5) Exporte os dados das ferramentas de Estudantes e Profissionais para ter um backup dos registros.

Nos vídeos abaixo, veja mais explicações sobre os preparativos e a importação dos dados para o Conviva:

 

É sempre bom lembrar: são importados os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2018 (alunos, turmas, escolas e profissionais). Não são importados dados de aprovação e transferência dos alunos.

/var/folders/_2/fzr9wz1x7314g3lb4gq4bgw00000gn/T/com.microsoft.Word/WebArchiveCopyPasteTempFiles/content_Botoes-Educacenso-1.png

 

Dados sempre atualizados

Ao realizarem a importação do Educacenso, os municípios têm um retrato das informações de sua rede. Para que os dados estejam sempre em dia, a secretaria pode se organizar para atualizar as ferramentas de estudantes, profissionais, escolas e turmas de forma cotidiana. Compartilhar essa responsabilidade com as escolas cadastradas no Conviva ou dividir a função entre os componentes da equipe da secretaria são possíveis formas de organização. 

No vídeo a seguir, saiba mais:  

Os benefícios de ter os dados da matrícula inicial do Censo Escolar 2018 no Conviva

- Com os dados de escolas, estudantes e profissionais completos, fica mais fácil usar outras ferramentas do Conviva, como a de Rotas do Transporte Escolar, por exemplo, intensificando o trabalho da secretaria em outras áreas de gestão;

- Se no seu município há cadastrados no Conviva lotados em escolas, passa a ser mais ágil o gerenciamento, por esses profissionais, das informações da respectiva unidade escolar;

- Sua equipe trabalha em uma única base de dados, sem divergência de informações;

- O conjunto de dados disponíveis é amplo, o que permite análises de acordo com o contexto do município. Depois da importação feita, é interessante mobilizar sua equipe para refletir sobre eles;

- As evidências muitas vezes deixam claros problemas antes não perceptíveis. Ao identificá-los, planeje as próximas ações.

 

Depoimentos de municípios que realizaram a importação

Em 2018, as secretarias de educação de Jaciara (MT), Porto Grande (AP), Ponta Porã (MS) e Campos Novos (SC) nos contaram sobre o processo de importação dos dados do Educacenso, conforme você lê nesta reportagem. Outras localidades viram o potencial de ter os dados de estudantes, profissionais, escolas e turmas preenchidos por completo para seus planejamentos e ações. Foi o caso das experiências de Santiago (RS) e Bento Gonçalves, registradas neste texto, e neste de Valparaíso de Goiás (GO), que atingiu melhorias no IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

No vídeo abaixo, acompanhe outros depoimentos:

 

Tire suas dúvidas!

Os recursos de ajuda da ferramenta de Importação do Educacenso foram elaborados para esclarecer suas questões. Clique no botão laranja da página, em que há escrito a pergunta “Podemos ajudar?” ou abaixo, diretamente nos links abaixo:

Página de introdução

Tutorais em vídeo

Dúvidas Frequentes

Também elaboramos dois outros materiais, disponíveis na Biblioteca, para te ajudar:

Manual

Arquivo de orientações

 

Lembre-se: o articulador ou a articuladora responsável pelo atendimento em seu estado estão à disposição para te apoiar! Se necessário, escreva para contato@convivaeducacao.org.br) ou no Whatsapp 21 98298-2013.