Carregando

Campanha: indique um livro sobre educação!

06/05/2019 | Conviva Educação

Entre 15 de abril e 2 de maio, o Conviva Educação realizou uma campanha com a intenção de que os cadastrados na plataforma indicassem livros de educação. Publicamos posts, fizemos destaque na home do Conviva, enviamos mensagens via e-mail e Whatsapp com a intenção de que os educadores pudessem trocar experiências.

O momento escolhido para essa publicação foi proposital: dia 18 de abril foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e dia 28 de abril o Dia da Educação. Diversas instituições procuraram mobilizar o país para esses temas, e entre outras ações, o Conviva também!

Na campanha de indicação de livros, 64 pessoas comentaram e 30 registraram títulos de livros nos dois posts publicados: este e este.

Tatiana Goulart, responsável pelo atendimento aos usuários do Conviva, disse que predominaram as indicações literárias de autores clássicos, como Anísio Teixeira e Maria Emília López, e sucessos contemporâneos como Mário Sérgio Cortella e Chimamanda Ngozi Adichie. “Os destaques ficaram por conta do livro ‘As muitas facetas do Processo de Alfabetização’ de Magda Soares, e na lembrança do patrono da educação brasileira, Paulo Freire”, diz.

Abaixo, veja os comentários:

Andrea Souza - Indico os livros: A alegria de Ensinar de Rubem Alves , A Construção do Conceito de número na Alfabetização matemática de Maria Adelia Bento Schmitt e Viviane Clotilde da Silva e Novas maneiras de Ensinar Novas Formas de Aprender também de Celso Antunes.

Cleber Alcino - Indico a leitura do livro:" As muitas facetas do Processo de Alfabetização" de Magda Soares.

Irene Cesnik - educar na curiosidade "Catherini Eucuver"

Tereza Faimann - Sugiro a leitura do livro Educação, Convivência e Ética.

Carolina Ferreira - Sugiro a leitura do livro: Aula Nota 10 - 49 Técnicas Para Ser Um Professor Campeão de Audiência. O autor Doug Lemov especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. É um livro fantástico com técnicas simples e muito aplicáveis no dia a dia. 

Márcia Portela - Sugiro a leitura de um livro novo que vai ser lançado em junho/2019 pela Editora CRV. Seu título é "BNCC em debate: como fica a docência". Nele escrevi dois artigos: ser pedagoga(o) e a profissão como oportunidade de vida e PME, currículo e PPP: viabilizando uma educação pública coerente e com qualidade. Ao todo são 11 artigos que abordam aspectos da Educação Básica e a influência da BNCC a partir da sua homologação. Assim que for lançado, volto aqui para divulgar!!!

Estela Santana - como sugestão o livro Amor Literário – 10 Inteligentes Roteiros para Você Viajar pela Cultura Letrada, de Luzia de Maria

Netha Borges Silva - Indico a leitura do livro:" As muitas facetas do Processo de Alfabetização" de Magda Soares.

Iracema Silva - graças a Deus que temos muitos livros maravilhosos e reflexivos. O que marcou a minha vida: A importância do ato de ler. De Paulo Freire.

Zuma Castro - Indico para leitura: 1º Seminário Internacional Arte, palavra e leitura na Primeira Infância que nasce do compartilhamento de uma convicção: a necessidade de refletir e discutir questões que estão na base de uma formação integral e autônoma, cada vez mais necessária em nosso país. Foi uma aposta na democratização do direito à leitura e um investimento na formação de todos aqueles que trabalham com a promoção do livro, da leitura e a formação de futuros leitores. http://www.comunidadeeducativa.org.br/.../seminario-apl...  Especialmente o Artigo: Por uma escola que forma leitores da Tereza Perez e Patrícia Diaz

Eliane Mendonça de Miranda - Formação da Rede em Educação Infantil: Avaliação e Contexto. Autores: Gizele de Souza, Catarina Moro, Angel Scalabrini Coutinho (Organização.).

Marlea Ramos Alves - Sugiro a leitura do livro A Inteligência Aprisionada de Alicia Fernandez. A autora faz uma abordagem espetacular de como dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com questões familiares, emocionais.

Rosimara Negri Gomes - "Documentação Pedagógica teoria e pratica" de Suely Amaral, Maria Carmem Barbosa e Ana Lucia Goulart. 

Nataly Dias - Pedagogia da autonomia. Paulo Freire.

Cida Almeida - "A Magia da Educação", de Arnaldo Niskier

Leise Olszewski Pomagerski - Consciência fonológica

Vinícius Evangelista - Um mundo aberto, Cultura e primeira Infância - Maria Emília López

Natália Sierpinski - Ensinando a Transgredir" da Bell Hooks

Anita Gea Martinez Stefani - "Para educar crianças feministas" da Chimamanda Ngozi Adichie

Carla Lemos Oliveira - Educação não é privilégio- Anísio Teixeira- Retrata questões referentes a evasão escolar- baixo engajamento

Marilene Teodoro - Livro "Resgate do professor como sujeito de transformação", de Celso Vasconcelos, um livro que provoca uma reflexão sobre "ser" professor nos dias atuais.

Milene Cristina - Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro

Paula Belmino - Constelações: uma escuta poética da infância. Severino Antônio

Iracema Silva - O livro de Elizabeth Baldi, Leitura nas séries iniciais, gosto muito, pois nos ajuda alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhando leituras, experiências, encantamento literário...possibilitando conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, tornando pessoas mais críticas e criativas.

Audinha Santos - Livros do professor Serrano Freire: Seja o Professor que você gostaria de ter e Afinal... Porque os nossos alunos não Aprendem? Livros muito interessante que nos faz refletir sobre diversos pontos do ensinar e do aprender no nosso cotidiano.

Day Do Kaleu - Tem Lugar Para Todos do autor Massimo Garcia, livro Infantil para trabalhar com alunos de 1° ao 3° ano ou ate mesmo para adultos e crianças de todas as idades. Onde retrata uma das histórias mais famosas do mundo (Arca de Noé) de forma simples e moderna. Desenvolvendo a imaginação e curiosidade do leitor. Super indico, meu filho de 1 ano e 11 meses tem um, adora ficar revirando as páginas, é uma forma que eu encontrei de ajudar no desenvolvimento dele e despertar a leitura e gosto por livros desde cedo.

Vanessa Camerini Parise - Metodologias Ativas - Projetos Interdisciplinares - Sônia M.Vanzella Castellar - As metodologias ativas hoje são de grande importância no desenvolvimento e planejamento das competências e habilidades previstas na BNCC, precisamos traçar caminhos para a "escola do futuro" que coloca o educando no centro da aprendizagem, auxiliando o desenvolvimento de sua autonomia e formação integral. Este livro auxilia a entender bem esta prática e como desenvolver projetos interdisciplinares que vão contribuir para a prática desta metodologia em sala de aula.

Nívea Reis - A última criança na natureza...por nos mostrar o quanto nossos pequenos precisam ser conectados com a natureza para que se conectem com suas raízes, com suas memórias e se tornem conhecedores de sua essência...além disso o livro aborda sobre o fenômeno do transtorno de déficit de natureza que pode causar dentre outras coisas e o TDH.

Gabriela Baesse Iglesias - Sugiro "As 40 Horas de Angicos”, de Carlos Lyra, que fala do projeto de Paulo Freire de alfabetizar 380 adultos no município de Angicos no Rio Grande do Norte.