Carregando

Escolha do PNLD 2020 destinada aos anos finais ocorre em agosto

23/07/2019 | Undime/ Foto: FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou informe sobre a escolha dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, destinados aos anos finais do ensino fundamental. A seleção será realizada no Sistema PDDE-Interativo/Simec e está prevista para ocorrer na segunda quinzena de agosto.

O processo de escolha do livro didático envolve duas etapas: a análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) disponíveis no Guia do PNLD e o registro das coleções escolhidas pelo corpo docente de cada escola.

Embora o diretor da escola, por meio da senha de acesso ao Sistema PDDE Interativo/Simec, seja o responsável por realizar o registro dos livros selecionados, a decisão da escolha do livro didático deve ser dos professores.

O processo deve ser realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD, que será disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo MEC e da habilitação das empresas e obras participantes. Nesse sentido, a orientação do FNDE é mobilizar o corpo docente das escolas para que a seleção dos materiais seja estabelecida de forma democrática e autônoma.

Saiba mais em http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro.

Sobre o PNLD

Para participar do PNLD, os dirigentes das redes de ensino municipal, estadual, distrital e das escolas federais devem encaminhar termo de adesão manifestando interesse em receber os materiais do programa e comprometendo-se a executar as ações do programa conforme a legislação.

Título original: Escolha do PNLD 2020 destinada aos anos finais do ensino fundamental será realizada em agosto