Carregando

Inscrições para elaboradores e revisores de avaliações do Inep

13/01/2020 | Undime

O Diário Oficial da União (DOU), da última segunda-feira (6), tornou público os editais nº 1 e nº 2 de janeiro de 2020. O objetivo de ambos é selecionar professores para a elaboração e revisão de itens para o Banco Nacional de Itens dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os editais se referem à seleção de professores para a elaboração e revisão de itens de avaliações voltadas ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. O edital nº 1 se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental e o edital nº 2 aos anos finais do Fundamental e Ensino Médio.

Para se credenciar é preciso estar cadastrado no site do Banco Nacional de Itens e possuir os requisitos mínimos descritos, ter conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet, entre outros.

É preciso preencher corretamente todas as informações solicitadas no sistema do Inep, indicar o(s) perfil(is) a que está se candidatando e anexar os documentos comprobatórios da licenciatura plena. Todo o processo está descrito nos editais. A pontuação dos candidatos será validada mediante análise dos documentos inseridos no sistema. Os editais tratam ainda das atribuições de cada perfil.

Após a seleção, os profissionais participam de capacitação com intuito de apresentar aos cadastrados e convocados conhecimentos sobre normas e procedimentos técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para os exames e avaliações da educação básica. A capacitação tratará de temas relativos a avaliações educacionais, desenvolvimento de instrumentos e medidas, matrizes de referência, características e funções, elaboração e avaliação de qualidade de um item.

A seleção para composição do Banco de Colaboradores do BNI Inep terá validade de dois anos a contar da data de publicação do resultado, prorrogável por mais dois anos. Os serviços serão remunerados por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).

Os interessados têm até 20 dias após a publicação no Diário Oficial para realizar o cadastro.

Para saber mais: http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao15

Título original: Inscrições abertas para elaboradores e revisores de itens dos exames e avaliações do Inep

Fonte: Undime/Foto: Freepik