Carregando

Guia para gestores: formação continuada e projetos pedagógicos

21/01/2020 | Conviva Educação

Para apoiar secretarias de educação e gestores escolares no processo de implementação dos currículos construídos após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação, Undime, Consed e Movimento pela Base elaboraram em parceria o BNCC na escola: Guia para Gestores Escolares (acesse e baixe da Biblioteca do Conviva ou no site da Undime). Ele está dividido em dois temas: construção de um plano de formação continuada dos educadores e a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP).

Bia Ferraz, diretora da Escola de Educadores, participou da elaboração do material e gravou os depoimentos em vídeo que você encontra abaixo especialmente para o Conviva. “O papel das secretarias municipais de educação é apoiar os gestores escolares para que eles desenvolvam um trabalho de qualidade nas suas instituições. Para isso, devem investir na formação desses profissionais em relação aos conteúdos da Base, e estar presentes no processo de revisão do projeto pedagógico e nos momentos formativos. Só assim os novos currículos chegarão a salas de aula e apoiarão cada dia mais professores e alunos”, afirma. Saiba mais:

 

Revisão dos projetos pedagógicos

Os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP ou PP) devem ser revisados constantemente, mas para 2020 esse processo precisa levar em conta os currículos de cada localidade. “O processo de reelaboração dos PPs precisa garantir a apropriação dos novos currículos e a reflexão sobre como eles podem mudar o trabalho pedagógico, dentro e fora da sala de aula, por parte de toda a comunidade escolar”, conforme indicado no BNCC na escola: Guia para Gestores Escolares. O texto também tem capítulos sobre: estrutura, fluxo de trabalho e processo de revisão dos Projetos Pedagógicos e ferramentas de apoio para cada etapa necessária. 

Bia Ferraz diz: “Os profissionais da comunidade escolar devem estar envolvidos e serem convidados para refletir sobre como incorporar nas práticas pedagógicas e na gestão do cotidiano aquilo que o currículo e a Base trazem de inovação para promover a aprendizagem das crianças”. Veja mais no vídeo abaixo: 

 

Construção do planejamento para formação continuada dos educadores

Um plano de formação continuada dos educadores para 2020 – e para os próximos anos – deve ser criado à luz dos novos currículos. O gestor escolar deve receber formação para apoiá-lo na construção de pautas formativas que serão usadas com os educadores, e é papel da secretaria pensar sobre isso. “A formação para gestores escolares deve abarcar o seu papel como formador, desenvolver a apropriação sobre o currículo de referência e as premissas e estratégias formativas de qualidade que devem permear a formação na escola”, conforme citado no Guia para Gestores Escolares. O Guia também dedica capítulos com os temas: como é uma formação de qualidade e transformadora e como construir um plano de formação no horário de estudo coletivo nas escolas. Veja o que diz Bia Ferraz sobre o tema:   

 

O que encontrar no Guia para Gestores Escolares