Carregando

Caminhos para formações continuadas dos educadores

27/01/2020 | Conviva Educação

Faz parte das atribuições da secretaria de educação planejar os encontros formativos com os profissionais da educação. Neste ano de 2020, esses momentos precisam prever o estudo dos currículos de cada localidade e a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, conforme indica o vídeo elaborado pelo Conviva e os conteúdos da área de Gestão Pedagógica.

Katia Smole, diretora executiva do Instituto Reúna, traz ainda outras importantes contribuições sobre o tema: “Não é qualquer formação continuada que é efetiva para aprimorar a prática dos professores. Os princípios de uma formação de qualidade indicam que é necessário tempo prolongado e contínuo nos encontros, que haja participação e colaboração de quem está presente, coerência na proposta apresentada (tanto com a BNCC quanto com as vivências reais da rotina da educação, por exemplo), conhecimento pedagógico nos conteúdos abordados e o uso de métodos ativos”, diz a especialista à equipe do Conviva, citando a pesquisa Formação Docente e os estudos realizados pela Fundação Carlos Chagas. 

Levando em conta esses pontos e a necessidade de implementação dos currículos de cada território, o Instituto Reúna e a Fundação Lemann lançaram o Percurso Formativo, material gratuito direcionado para secretarias de educação e coordenadores pedagógicos de escolas. “Investir na formação é prioritário para que os novos currículos, elaborados ou revisados depois da homologação da BNCC, cheguem à sala de aula”, conta Katia, que já foi Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação.
 

O que é uma formação efetiva e quais os princípios de um trabalho de qualidade

É preciso tempo e continuidade para que a formação chegue de fato em sala de aula. O plano de formação deve ser construído para 2020 e ainda avançar para os anos seguintes. Assista ao vídeo e reflita com esse e os demais depoimentos apresentados nesta página por Katia Smole exclusivamente para o Conviva:

 

Como avaliar se as formações estão alcançando o resultado desejado

Propor aos participantes das formações preencher uma avaliação do encontro realizado e sugerir que eles apliquem em sala de aula as práticas aprendidas podem ser estratégias para verificar se os conhecimentos de fato estão causando impacto no dia a dia e transformando a aprendizagem. Você concorda? Veja abaixo:  

 

Como usar o Percurso Formativo 

“No Percurso Formativo nós organizamos pautas formativas, sistematizamos tempos e recursos, formas de avaliação e materiais de estudo para os profissionais entenderem as mensagens chave de seus currículos”, diz Katia. Veja como o Percurso está estruturado, como pode ser utilizado pelas secretarias e as adaptações aos diferentes contextos: