Carregando

Faça a importação do Educacenso para o Conviva!

02/03/2020 | Conviva Educação

Entre 3 de março e 26 de maio, a ferramenta de Importação dos Dados do Educacenso está aberta no Conviva. Os municípios que realizaram essa importação do Censo Escolar nos últimos anos não precisarão fazê-la novamente (leia as orientações para esse público abaixo). Veja os benefícios para as secretarias municipais de educação que desejarem realizar a Importação:

- Os dados declarados para o Censo Escolar 2019 inseridos no Conviva preencherão automaticamente no Conviva as ferramentas de EstudantesProfissionais e Escolas e Matrículas;

- A secretaria poderá realizar seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia;

- Com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte EscolarEstoques e Cardápio.

Assista ao vídeo de 2 minutos que explica o processo de importação e apresenta os benefícios para a rede:

As duas etapas para a importação

A importação dos dados Censo Escolar 2019 é composta por duas etapas:

- Para começar, exporte (ou baixe) os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2019 disponível no sistema Educacenso neste link. O prazo para essa exportação deve ser realizado nas datas em que o sistema Educacenso está aberto, conforme o seguinte calendário: 3 de fevereiro a 20 de março ou entre 1 e 15 de abril. O arquivo exportado deve ser salvo em seu computador para a importação ser realizada em seguida;

- Entre 3 de março e 26 de maio, acesse esta ferramenta e importe o arquivo do Censo Escolar para o Conviva. Para acessar a funcionalidade de Importação dos dados do Educacenso é necessário que o usuário principal tenha liberado o uso para o responsável pela equipe. Caso precise fazer alteração na sua permissão, acesse a área Minha Equipe e clique no botão “solicitar revisão de permissões”.

Quando acessar a ferramenta, veja que há uma pré-importação e depois a inclusão dos dados de fato. Esse processo pode ser demorado se o arquivo for pesado, a velocidade da internet for lenta ou se houver uma sobrecarga de outras importações – se necessário, seu computador pode ser desligado sem atrapalhar o processamento das informações. 

Quando concluído, as ferramentas de Profissionais, Estudantes, Escolas e Matrículas estarão preenchidas. Acesse e confira se as escolas da sua rede e as turmas de 2019 já aparecem.

Mas o trabalho não termina por aí: para que sejam úteis de fato, esses dados devem ser atualizados por sua equipe da secretaria e das escolas com as informações de 2020 sobre os estudantes, turmas e profissionais. Essa ação também favorece a transição de gestão (veja vídeo de Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime, sobre o assunto) que ocorre em 2020 com qualidade e transparência, e a construção da ferramenta de Memorial de Gestão do Conviva que será lançada em abril (leia sobre transição nos conteúdos sobre Memorial de Gestão).

 

Seu município já realizou a Importação dos Dados do Educacenso? Veja nossas sugestões

Em 2018 e 2019, 1.900 municípios realizaram a importação dos dados do Censo Escolar no Conviva. Para esses casos não há necessidade de repetir esse processo novamente porque a funcionalidade não tem utilidade nessas realidades. Pelo contrário, pode causar transtornos porque as ferramentas de Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas já estão preenchidas. Se novos dados forem incluídos, as anteriores serão sobrepostas e existe a possibilidade de duplicação das informações.

Ao invés de fazer nova importação, sugerimos que apenas atualize os dados que já existem nas ferramentas de Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas. Basta criar uma rotina de registros cotidianos!

Veja só o que sua equipe pode realizar para manter os dados em ordem: 

- Atualize os registros nas ferramentas de Estudantes (incluindo novos alunos ou excluindo os que não estão mais matriculados), Profissionais (alterando lotação e formação de profissionais) e Escolas e Matrículas (encerrando e abrindo turmas, rematriculando os estudantes para 2020);

- Com esses dados em dia, utilize outras ferramentas com mais facilidade, como a de Rotas do Transporte EscolarEstoques e Cardápio.

Se mesmo assim seu município entender que é necessário realizar a importação, preencha este questionário solicitando permissão e nos contando o motivo pelo qual quer reimportar. Nossa equipe vai analisar sua justificativa e liberar o ambiente do Conviva para nova importação. Mas lembre-se: se seu município realizá-la, os dados de sua rede registrados nessas ferramentas serão sobrepostos ou duplicados, e o que já foi preenchido será apagado.

 

Outras experiências e apoio

Sua equipe não está sozinha! Veja os depoimentos dos municípios de Bento Gonçalves (RS), Campos Novos (SC)Jaciara (MT), Ponta Porã (MS), Porto Grande (AP) e Santiago (RS), que já realizaram a importação nos anos anteriores e mostram os benefícios para a rede nas reportagens “Meu município fez a importação do Educacenso para o Conviva. E agora?”  e “A experiência de quatro secretarias na importação do Educacenso”.

Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda clicando no botão laranja no alto da página da ferramenta, entre em contato com o articulador responsável pelo atendimento em seu estado ou ainda escreva para contato@convivaeducacao.org.br. Conte conosco!