Carregando

Alimentação escolar: atualizar preços e preparar cardápios

09/04/2020 | Conviva Educação

“Um programa de alimentação escolar bem estruturado garante as necessidades nutricionais adequadas a cada faixa etária durante a permanência da criança e do adolescente na escola. Com isso, contribui para a aprendizagem e o rendimento escolar, promove o crescimento e desenvolvimento da criança e auxilia na formação de hábitos alimentares saudáveis”, conforme indicado entre os conteúdos de Gestão da Alimentação Escolar.

Para apoiar nutricionistas e secretarias municipais de educação na organização da oferta da alimentação em todas as escolas municipais, respeitando a legislação e a diversidade regional, no Conviva você encontra a ferramenta de Cardápio. 

Registrar informações nessa ferramenta é o Passo 4 sugerido pelo Conviva no Calendário de Ações, que indica mês a mês registros que colaboram com a transição e a construção do Memorial de Gestão.

Nas três etapas anteriores, indicamos a atualização de cadastros, a inserção de arquivos da secretaria, os registros dos contratos e o cadastro de fornecedores(clique sobre os links e leia as reportagens específicas para cada!). Lembre-se que seguindo essas sugestões você direciona os esforços da equipe ao longo do ano sem acumular atividades!

 

Organização da alimentação e a transição de gestão

A ferramenta de Cardápio permite elaborar os cardápios de acordo com as orientações do FNDE, para a rede como um todo e individualmente para cada escola. “Um dos maiores benefícios da ferramenta é a agilidade na organização dos processos”, diz Débora Costa, articuladora do Conviva no Espírito Santo, com base nos contatos que têm com nutricionistas e técnicos das redes municipais. Conforme os dados dos alimentos são inseridos, a ferramenta faz o cálculo automático das informações nutricionais dos estudantes de acordo com as necessidades diárias que cada faixa etária, etapa, modalidade e jornada de atendimento exigem. 

Débora conta que algumas secretarias apresentam as imagens da plataforma durante reuniões para mostrar as informações sobre alimentação já sistematizadas, como relativas à prestação de contas e ao acompanhamento de estoques. E para favorecer o contato com as escolas, nutricionistas inserem os cardápios na ferramenta Arquivos da Secretaria, e então gestores escolares acessam e imprimem os documentos diretamente dos seus computadores. 

“Sempre bom lembrar que ainda há outras ferramentas integradas à de Cardápio e que interferem muito no trabalho da área: ConvêniosContratosGastos com Alimentação e Estoques”, diz. Em um ano de transição de gestão, em que as iniciativas podem também prever a organização para os primeiros meses de 2021 para não deixar os alunos desassistidos, ela sugere que as secretarias construam na ferramenta de Plano de Ação as etapas necessárias, como estas: elaboração de cardápios, revisão dos contratos, elaboração de convênios, controle de estoques e prestação de contas. 

Para saber mais sobre gestão da alimentação, leia também a reportagem que apresenta respostas para dúvidas frequentes ligadas ao trabalho da alimentação escolar pela secretaria de educação, e que inclui experiências práticas de diversos municípios. 

 

Sequência de registros para uso da ferramenta

A seguir, veja uma sugestão de sequência de uso da ferramenta de Cardápio: saiba como atualizar preços, tabela de alimentos da rede e montar cardápios.

- Inicie os registros associando cardápios a um grupo de escolas na opção “tipos de cardápio”. Você pode identificar, por exemplo, a faixa etária e a etapa correspondente a cada tipo;

- Escolha a opção “Alimentos e preparações” para editar o preço dos alimentos. Essa informação possibilitará gerar relatórios de custos adiante;

- Se quiser, edite a tabela com os alimentos mais consumidos na rede e, se necessário, adicione outros que não estiverem na lista;

- Registre as preparações de refeições mais usualmente oferecidas nas escolas, com ingredientes e modos de preparo;

- Elabore os cardápios para as diferentes etapas e escolas. Veja que já ficará visível o percentual nutricional que aquele cardápio deve atender e que há um campo para a data de vigência do cardápio. É possível duplicá-lo sempre que necessário. 

 

Na ferramenta de Memorial de Gestão

Por enquanto, a ferramenta ainda não está disponível para uso no Conviva. Mas deixando os tipos de cardápios usados no município bem estruturados e os cardápios usados ao longo do ano organizados, ficará mais prático preencher o Memorial! 

 

Alimentação escolar e o Coronavírus

Não deixe também de acompanhar as novidades sobre como tratar a alimentação escolar durante este momento de isolamento social que estão sendo publicadas na área de Combate ao Coronavírus.