Carregando

Novidades da plataforma - Melhorias em Memorial de Gestão

15/07/2020 | Conviva Educação

A ferramenta de Memorial de Gestão foi lançada em 22 de junho e vários municípios já começaram a preenchê-la para criar um histórico do trabalho da secretaria! Sempre que tiver dúvidas, você pode consultar a página de introdução que tem dicas de uso e o passo a passo para o preenchimento. 

A equipe do Conviva mapeou algumas melhorias e ajustes que tornarão o uso da ferramenta ainda mais prático. Essas adequações estarão disponíveis até sexta-feira, 24 de julho. Veja quais são:

1 - Ajuste da visualização da identificação: na página inicial da ferramenta, ao criar um Memorial, aparece o nome do registro e mais alguns dados de identificação. Daremos um espaçamento maior para melhorar a visualização.

2 - Remoção de anexos inseridos pelo computador: atualmente, ao inserir um anexo nos questionários, o usuário pode optar por selecionar um documento de Arquivos da Secretaria e/ou direto do computador. Caso ele selecione um arquivo indevido do computador e queira removê-lo, ele precisa excluir a linha toda de anexos (isso acontece ao clicar no ícone de lixeira). Isso será adequado para que seja possível excluir o anexo que veio do computador separadamente.

3 - Formulário de Gestão Administrativa: incluiremos na questão "1. Quais serviços da educação municipal são terceirizados?" a integração com Cadastro de Fornecedor no tópico "Qual o nome da empresa que atende ao serviço?". Atualmente, este é um campo de texto, e para facilitar, daremos a possibilidade de o usuário puxar o fornecedor de uma lista já cadastrada.

4 - Formulário de Gestão da Alimentação Escolar: como complemento à questão "7. Como é o processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar?", adicionaremos a opção de Anexos.

5 - Formulário de Plano Municipal de Educação:

a) Para facilitar o entendimento, alteraremos o texto da questão 4 para "Relacione quem são as pessoas, quais os contatos e as responsabilidades de cada uma na comissão".

b) Para facilitar o entendimento, alteraremos o texto da questão 6 para "Quais as metas que ainda não foram atingidas e quais estratégias e ações estão sendo executadas ou planejadas para o cumprimento? Clique em (+) para adicionar a meta e informar as estratégias e ações."

6 - Formulário de Gestão Democrática:

a) Como complemento à questão "6. Para cada aspecto abaixo, cite quais ações são realizadas para promover a gestão democrática na rede", adicionaremos a opção de Anexos. 

b) A questão 2 apresenta uma série de blocos de informações que podem ser preenchidas automaticamente se o usuário optar por integrar algum relatório realizado na ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática. O único bloco que não está integrado é o de "Associação de Pais e Mestres". Revisamos este conjunto de perguntas, e identificamos não serem adequadas, uma vez que esse tipo de associação ocorre, na maior parte das vezes, por escolas e não por município. Logo, o bloco abaixo será removido do questionário:

Para que essa informação seja contemplada no Memorial de Gestão, após a pergunta "7. Registre aqui a situação da gestão democrática nas unidades escolares da rede municipal.", cujas respostas também podem ser integradas usando a ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática, inseriremos a seguinte questão: 

"A secretaria incentiva a existência e a autonomia de Associações de Pais e Mestres nas escolas? Se sim, como ele ocorre? Caso contrário, quais as dificuldades encontradas? Descreva se são ofertadas formações aos membros, se membros da secretaria participam das reuniões realizadas entre APM e escolas, se há contas prestadas as APM entre outras ações. Você pode também listar os desafios dessa gestão." Será uma caixa de texto com possibilidade de inserir anexos.

c) Ainda na questão 7, será incluído um campo para indicar quantas escolas foram consideradas no diagnóstico integrado. Essa informação servirá de apoio para comparar quantas unidades escolares possuem os elementos listados na questão. 

d) Para facilitar o entendimento, alteraremos o texto de um dos blocos de perguntas da questão 2:
De: "Outro conselho municipal? Se sim, qual(is)?
Para: "Há outro(s) conselho(s) no município que corrobora(m) com a gestão democrática da educação?” Se sim, qual(is)?"

Além disso, já está disponível na ferramenta a correção de um erro no formulário de Plano Municipal de Educação: ao integrar as metas, as estratégias e ações usando a ferramenta de PME na questão 6, a "situação" de cada um dos itens estava divergente ao preenchido no monitoramento. O ajuste já foi realizado.

Os demais formulários estarão disponíveis para preenchimento em agosto! São eles: Transporte Escolar, Relacionamento entre SME e Escolas, Pedagógica, Estrutura e Documentação e Pessoas. Ainda no segundo semestre serão lançadas as opções para encerrar e exportar o Memorial finalizado. Aguarde e fique atento as nossas comunicações!

 

 

Notícias Relacionadas