Carregando

Especial Quem Ensina: vídeos comemorativos do Conviva

16/10/2020 | Conviva Educação

Para comemorar o Dia dos Professores, o Conviva realizou uma série de vídeos durante quatro semanas no Especial Quem Ensina. O objetivo foi mostrar depoimentos de educadores sobre sua prática em diferentes aspectos. A transmissão foi feita pelo Youtube do Conviva e os vídeos tiveram em média 1 hora de duração. Assista aos vídeos na íntegra a seguir:

No dia 15 de outubro, o tema foi desafios da educação infantilVeja só:

Conheça as participantes:

- Anielise Mascarenhas Guedes, vencedora regional do Prêmio Professores do Brasil em 2018 com o projeto “Descobrindo sensações: trabalhando os sentidos no berçário” realizado com as crianças da CEI José Eduardo Martins Jallad em Campo Grande (MS);

- Irisvande Fontes, supervisora da educação infantil na secretaria municipal de educação de Oeiras (PI), que vai nos contar sobre o "Projeto Borboleta - Fase Milindros", iniciativa realizada nas turmas da rede com crianças de até 6 anos que intensificou práticas afetivas e lúdicas nas interações de sala de aula;

- Jocelaine Silveira, que leciona para a pré-escola na CEI Professora Juliana de Carvalho Vieira, em Joinville (SC), e foi vencedora regional do Prêmio Professores do Brasil de 2018 com o projeto “O que tem no mato: mistérios da natureza!”;

- Mirtes Ramos dos Santos Melo, educadora há 38 anos que leciona para crianças de 2 e 3 anos na Creche Municipal João Eugênio, em Recife (PE), e foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “Aprendizagens das Crianças: Maravilhamento e Experiências”.

 

No dia 8 de outubro, os depoimentos foram sobre inovação. Veja só:

Estiveram conosco:

- Janaína Barros, gestora escolar em Seabra (BA). Especialista em Didática e Currículo, faz parte do Grupo de Talentos da Fundação Lemann. Ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 e representante do Brasil na América Latina pelo Reduca. Em 2020, o seu documentário "Prova Escrita" foi vencedor do 10º Doc Futura, seleção de projetos que abordem temas de relevância social que é promovido pelo Canal Futura.

- Juliana Rohsner é diretora da EEEFM Jones José do Nascimento em Serra (ES) que atende turmas do Ensino Fundamental e EJA. Em 2019, venceu os prêmios Educador Nota 10 com o projeto “Gestando sonhos, alcançando metas!” e o Mulheres do Amanhã. Seu trabalho também foi reconhecido no Prêmio Gestor Escolar Região Sudeste de 2017 e no Boas Práticas SEDU, do Espírito Santo, nas áreas de Gestão Pedagógica e Administrativa.

- Michelli Marchi Oss-Emer é professora de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental na rede estadual e municipal de Blumenau (SC). Com o 8º ano da EBM Paulina Wagner ficou entre os finalistas do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “O podcast na sala de aula: oralidade, escrita e tecnologia”. 

 

No dia 1 de outubro, discutimos sobre formação continuada. Assista na íntegra:

As participantes foram:

- Elisete Tavares, que trabalha há 24 anos na Escola Municipal Antônio de Souza Lobo Sobrinho, em Vianópolis (GO). Já foi professora por 19 anos e atualmente é diretora. Está sempre envolvida em projetos de leitura e escrita: recebeu o Prêmio Professores do Brasil em 2011 e participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde 2014. Em 2016, sua aluna Mayara de Aleluia Pereira, foi vencedora na categoria Crônica. O texto premiado pela estudante foi adaptado para o livro “A Flor que Chegou Primeiro” (disponível aqui).

- Jacqueline Ferreira Alves Marques da Silva é professora de apoio pedagógico do 1° ano na Escola Municipal Dona Santinha em Lagoa Santa (MG). Há 16 anos na rede, esteve por 10 anos como representante do Núcleo de Alfabetização e Letramento da secretaria de educação para apoiar o desenvolvimento profissional dos educadores de sua escola.

- Jonilda Alves Ferreira é educadora de Matemática para as turmas de 6° ao 9° ano na EMEF Cândido de Assis Queiroga, no município de Paulista (PB). Participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) desde 2005 e foi premiada sete vezes como professora na iniciativa (ficou entre as dez pessoas do país com esse desempenho). A busca por aperfeiçoamento da prática docente já faz parte da rotina: aproveita diversas oportunidades de formação continuada.

- Lúcia Cristina Cortez de Barros Santos, diretora da escola Professor Waldir Garcia em Manaus (AM) que atende turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Ela foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “Acolher para todos envolver e aprender”.

 

Já no dia 23 de setembro, o tema da transmissão foi diversidade. Assista:

Nossos convidados foram:

- Elias Azevedo, professor de Geografia e finalista do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto "A importância da cartografia tátil na educação inclusiva". Ele vai nos contar sobre as peculiaridades da inclusão dos estudantes com deficiência em sua escola no município de Panorama, interior de São Paulo.

- Francisco Celso Leitão Freitas, professor de História e finalista do prêmio Global Teacher Prize de 2020. Ele vai nos contar como faz do rap uma ferramenta pedagógica com meninas e meninos entre 12 e 21 anos que estão em privação de liberdade e cumprem medidas socioeducativas no Distrito Federal. Francisco também participou do projeto vencedor na etapa nacional do Prêmio Itaú-Unicef de 2018 na categoria Parceria em Ação.

- Hamilton Gonçalves Barbosa, professor de Educação Física em Contagem (MG) e finalista do Prêmio Educador Nota 10 de 2020, vai nos falar sobre o projeto “Enfrentando o machismo e o preconceito na participação do futebol”.

- Jayse Ferreira, educador de Artes que leciona em Itambé (PE). Com o projeto “Eu sou uma obra de arte – Etnias do mundo”, procurou valorizar a diversidade racial da escola e recebeu o 8º Prêmio Professores do Brasil de 2014. Em 2017, venceu novamente com o projeto “Vamos encurtar essa história”.

 

Aproveite os momentos de troca de experiências e reconhecimento sobre as diferentes formas de fazer uma educação de qualidade. 

Publicado em 16 de setembro. Atualizado em 16 de outubro