Carregando

Atualização na área de Indicadores do Conviva

01/10/2020 | Conviva Educação

A área de Indicadores Educacionais do Conviva foi atualizada com os dados públicos que foram declarados no Censo Escolar 2019 e com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 – por município e por escola. 
Leia abaixo quais serão as mudanças e como elas impactam no uso da plataforma Conviva:


Conheça a área
A área de Indicadores do Conviva está dividida em três seções: Visão Geral (que traz informações mais amplas sobre o seu município), Escolas do Município (que permite que ver com detalhes todas as escolas da rede e aplicar filtros para conhecer as características de cada uma) e Dados no Conviva (que concentra gráficos e informações a partir do preenchimento de algumas ferramentas da plataforma). As duas primeiras trazem dados oficiais, como Censo Escolar, SAEB e IBGE. A terceira reflete os registros inseridos pelos municípios nas ferramentas destacadas na seção.

Assista ao vídeo 
Dia 20 de outubro, realizamos um vídeo ao vivo sobre essas mudanças. São quase 30 minutos de transmissão, que você confere na íntegra abaixo:

 

Censo Escolar: o que muda
Em Visão Geral, na área de Censo Escolar, no item de “Ano base”, haverá a opção “2019” para selecionar. A tabela mostrará as informações totais que foram declaradas naquele ano. Atenção: esses dados são os públicos, divulgados pelo Inep. Não confunda com os microdados que são importados por meio da ferramenta de Importação do Educacenso.
As informações de “Infraestrutura Básica” também estarão atualizadas com a base atual.

 
Ao entrar em Escolas do Município, os dados do Censo também estarão atualizados na ficha de cada escola selecionada. Na declaração realizada no Censo Escolar de 2019, várias perguntas mudaram, por isso, as seções abaixo terão mudanças:
•    Recursos Humanos: nova seção que mostrará o total de profissionais declarados em cada escola categorizados por função;
•    Oferta de Matrículas;
•    Equipamentos e Tecnologia: adicionado novas categorias de equipamentos, enquanto outras foram retiradas;
•    Dependências: adicionado novas categorias de dependências, enquanto outras foram retiradas;
•    Acessibilidade e condições das salas de aula: nova seção – algumas categorias estavam dentro de “Dependências” e foram destacadas para uma área exclusiva;
•    Infraestrutura: o texto das respostas a cada categoria mudou;
•    Outras informações: seção reformulada. 
Ou seja: várias informações sobre as características físicas de organização das escolas que foram declaradas em 2018 mudaram de categoria ou foram suprimidas na declaração do Censo de 2019. Como o Conviva segue as alterações do Educacenso, a partir de 5 de outubro, os registros dessas seções acima serão referentes ao ano de 2019. 
Caso sua equipe ache importante, é possível imprimir as páginas de cada escola até esta sexta, dia 2 de outubro, com os dados ainda de 2018 e salvar em PDF. Assim, poderá consultar essas informações e até comparar elas com o que foi declarado em 2019.


Resultados do Ideb atualizados
Em Visão Geral, na seção de Ideb, já estarão disponíveis os resultados de 2019: Ideb, rendimento, desempenho, série histórica e rendimento da rede municipal. 
Importante: os dados de “Proficiência da rede municipal”, destacados pelas cores e categorias (insuficiente, básico e avançado) ainda irão se referir ao SAEB de 2017. Isso porque os microdados dessa prova ainda não foram disponibilizados pelo Inep.
Em Escolas do Município, Ideb, rendimento e série histórica também será atualizado, conforme exemplo na imagem abaixo:

 

Como esses dados impactam nas ferramentas
Os dados do Censo Escolar aparecem na ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática (na aba de “Diagnóstico das escolas”) e na de Infraestrutura dos Prédios (na aba “Diagnóstico das escolas”, com a marcação prévia de algumas opções sobre o prédio, que podem ser alteradas). 
Apenas os diagnósticos (registros) criados nessas duas ferramentas a partir de 5 de outubro, quando atualizaremos os indicadores, terão os dados do Censo 2019. Isso não interfere no uso de relatórios já criados.


Uso dos dados para a construção do Memorial
Se você e sua equipe já começaram a preencher a ferramenta de Memorial de Gestão, aproveite que os dados do Censo e do Ideb serão atualizados para incrementar os registros nos questionários de Estrutura e Documentação e Pedagógico. Consulte as informações da área, tendo em mente que se trata de uma fotografia do ano de 2019, o que pode ser importante para fazer reflexões sobre a evolução das matrículas, da aprendizagem, das condições das escolas e da distribuição dos profissionais. 
Caso você não tenha criado o Memorial de Gestão, aproveite e conheça esse recurso que apoia as secretarias municipais de educação na transição de gestão entre 2020 e 2021: acesse a reportagem com vídeos e textos que mostram os objetivos e a estrutura da ferramenta de Memorial de Gestão.