Carregando

Novo Ideb apresenta plano de trabalho

11/11/2020 | Inep

Grupo é responsável por elaborar estudo de reformulação do indicador. Documento foi apresentado durante a 1ª reunião do colegiado, por videoconferência

O colegiado responsável pelo estudo técnico sobre a atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentou e aprovou o plano de trabalho que vai direcionar as análises e os encaminhamentos para a reformulação do indicador. A apresentação do documento ocorreu na primeira reunião do Grupo de Trabalho do Novo Ideb, por videoconferência, na última sexta-feira, 6 de novembro.

Durante o encontro virtual, coordenado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, os integrantes do grupo ouviram os professores Reynaldo Fernandes, da Universidade de São Paulo (USP), ex-presidente do Inep e idealizador do Ideb, além de Ruben Klein, especialista em avaliação educacional e consultor da Fundação Cesgranrio. Os dois convidados contribuíram com análises a respeito dos dados que o novo indicador deve emitir para que alcance o efeito esperado nas políticas educacionais brasileiras.

Um grupo técnico também será instituído para acompanhar as atividades do colegiado, com o objetivo de garantir que os trabalhos estejam alinhados ao projeto estratégico sobre a reformulação do índice. Entre os responsáveis por esse monitoramento estão servidores das diretorias de Avaliação da Educação Básica (Daeb), de Estatísticas Educacionais (Deed) e de Estudos Educacionais (Dired) do Inep. 

Participaram da reunião a secretária e o secretário adjunto de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), Izabel Lima Pessoa e Mauro Luiz Rabelo, assim como o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica da pasta, Helber Ricardo Vieira. Também estiveram presentes o diretor da Deed, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e o coordenador-geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação da diretoria, Fábio Bravin. O encontro ainda contou com a presença da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, e do conselheiro do CNE, Ivan Cláudio Pereira Siqueira, bem como dos secretários da Educação de Pernambuco e da Paraíba, Frederico da Costa Amancio e Cláudio Benedito Silva Furtado, respectivamente, além do dirigente municipal de Educação de Goiânia (GO) e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Ferreira da Costa. A servidora do Gabinete da Presidência do Inep, Izabela Marques Ribeiro, também participou da reunião.

Grupo de Trabalho – Denominado “Novo Ideb”, o grupo foi instituído pelo Inep, por meio da Portaria n.º 556, de 2 de outubro de 2020, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 5 de outubro. O colegiado tem como objetivo elaborar estudo para subsidiar a renovação do Ideb. A conclusão das atividades e a entrega do relatório final devem ocorrer em até seis meses, a serem contabilizados desde a instituição do grupo. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, é responsável por coordenar o colegiado e convocar as reuniões. A portaria que instituiu o grupo prevê ainda que convidados especialistas ou representantes de entidades da sociedade civil colaborem para o estudo que fundamentará a reformulação do Ideb. 

Integrantes – O colegiado é composto por 11 membros. Além de Alexandre Lopes, presidente do Inep, também integram o grupo Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep; Marcelo Ferreira da Costa, dirigente municipal de Educação de Goiânia (GO) e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Alessio Costa Lima, dirigente municipal de Educação de Alto Santo (CE) e presidente da Undime (região Nordeste); Maria Helena Guimarães de Castro e Ivan Cláudio Pereira Siqueira, conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE); Mauro Luiz Rabelo, secretário adjunto da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), e Helber Ricardo Vieira, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (SEB/MEC); Frederico da Costa Amancio, secretário de Educação de Pernambuco; Cláudio Benedito Silva Furtado, secretário de Educação da Paraíba; e Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna, secretária de Educação de Minas Gerais. 

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Fonte/ Foto: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/novo-ideb-apresenta-plano-de-trabalho