Carregando

Inep realiza videoconferência sobre Censo Escolar 2020

24/02/2021 | Undime

Transmissão está disponível no Youtube da autarquia 



Nesta segunda-feira (22) o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou, no canal do Youtube oficial da instituição, uma transmissão ao vivo para tirar dúvidas e orientar as escolas e redes sobre o preenchimento da etapa de situação aluno do Censo Escolar 2020 e o lançamento de uma  pesquisa sobre os  impactos da suspensão das atividades escolares presenciais em razão da pandemia do covid-19.

O sistema para o envio da declaração foi aberto ao final da live, e ficará disponível até o dia 7 de abril de 2021. Após a data, passará por um período de ajuste, onde será aberto novamente para conferência e retificação do dia 22 de abril a 7 de maio. Ao todo, as escolas terão cerca de 60 dias para realizar a declaração.

A conversa mediada por Luana Bergmann, servidora do Inep e membro da equipe que realiza o Censo Escolar da Educação Básica, contou com a participação do diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno; Célia Gedeon, coordenadora geral do censo da educação básica; Fábio Bravin, coordenador geral de controle de qualidade e tratamento da informação; e Aline Perfeito, coordenadora de documentação, definição e verificação de dados.

Segundo Fábio Bravin, é importante que toda escola que respondeu a primeira etapa do Censo Escolar 2020, responda a Situação do Aluno, a segunda etapa, complementando as informações que são requisitadas. De acordo com o coordenador, “É justamente com a Situação do Aluno que o Inep pode calcular alguns indicadores que revelam a eficiência do sistema educacional. Se a escola não responde, ela deixa de contribuir com os dados relevantes para a gestão do sistema. As estatísticas do estado, município, ou as estatísticas nacionais, podem ser impactadas por essa não resposta”.

Para o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, muitas vezes, as pessoas não se dão conta da importância do Censo Escolar para a educação. "Pestar as informações ao censo não pode ser visto como uma atividade sem relevância. Os dados geram um conjunto de informações que são capazes de fornecer subsídios para se conhecer a educação brasileira a fim de que políticas públicas possam ser desenhadas de forma adequada, ajustada às necessidades educacionais do Brasil”, explica.  

 

Acesse o Youtube do Inep para assistir a transmissão completa e conferir todas as dúvidas tiradas. Todos os manuais, guias e informações sobre o Censo Escolar estão disponíveis no portal da instituição.

 

Fonte: Undime 
Título original: Videoconferência do Inep esclarece dúvidas e dá orientações sobre o preenchimento da declaração de rendimento e movimento dos alunos em 2020
https://bit.ly/3aQaldt