Carregando

Veja como fazer a importação do Educacenso no Conviva

10/03/2021 | Conviva Educação

A ferramenta de Importação dos Dados do Educacenso no Conviva já está aberta! Portanto, se o seu município não fez essa ação nos últimos anos, fique atento ao prazo: o arquivo do Censo Escolar 2020 só pode ser exportado no sistema Educacenso até o dia 7 de maio.
Veja os benefícios de realizar a importação:

- Os dados declarados para o Censo Escolar 2020 inseridos no Conviva preencherão automaticamente as ferramentas de Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas;
- A secretaria poderá realizar seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia;
- Com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar, Estoques e Cardápio.
Assista ao vídeo de 2 minutos que explica o processo de importação e apresenta os benefícios para a rede.

A importação dos dados Censo Escolar 2021 é composta por duas etapas:

- O primeiro passo é exportar (ou baixar) os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2020 disponível no sistema Educacenso neste link. Essa ação deve ser realizada nas datas em que o sistema Educacenso está aberto, entre 10/3 a 7/5. O arquivo exportado deve ser salvo em seu computador para a importação ser realizada em seguida;

Acesse aqui o Manual de Exportação dos dados da Matrícula Inicial no Educacenso

- Entre 10 de março e 25 de maio, acesse esta ferramenta e importe o arquivo do Censo Escolar para o Conviva. Para acessar a funcionalidade de Importação dos dados do Educacenso é necessário que o usuário principal tenha liberado o uso para o responsável pela equipe. Caso precise fazer alteração na sua permissão, acesse a área Minha Equipe e clique no botão “solicitar revisão de permissões”.

Acesse aqui as orientações para Importação dos dados no Conviva.

- Quando acessar a ferramenta, veja que há uma pré-importação e depois a inclusão dos dados de fato. Esse processo pode ser demorado se o arquivo for pesado, a velocidade da internet for lenta ou se houver uma sobrecarga de outras importações – se necessário, seu computador pode ser desligado sem atrapalhar o processamento das informações. 

Quando concluído, as ferramentas de Profissionais, Estudantes, Escolas e Matrículas estarão preenchidas. Acesse e confira se as escolas da sua rede e as turmas de 2020 já aparecem.

Mas lembre-se, o trabalho não termina por aí: para que sejam úteis de fato, esses dados devem ser atualizados por sua equipe da secretaria e das escolas com as informações de 2021 sobre os estudantes, turmas e profissionais. 

Veja só o que sua equipe pode realizar para manter os dados em ordem: 

- Atualize os registros nas ferramentas de Estudantes (incluindo novos alunos ou excluindo os que não estão mais matriculados), Profissionais (alterando lotação e formação de profissionais) e Escolas e Matrículas (encerrando e abrindo turmas, rematriculando os estudantes para 2021);

- Com esses dados em dia, utilize outras ferramentas com mais facilidade, como a de Rotas do Transporte Escolar, Estoques e Cardápio.

Outras experiências e apoio

Separamos os depoimentos dos municípios de Bento Gonçalves (RS), Campos Novos (SC), Jaciara (MT), Ponta Porã (MS), Porto Grande (AP) e Santiago (RS), que já realizaram a importação nos anos anteriores e mostram os benefícios para a rede nas reportagens “Meu município fez a importação do Educacenso para o Conviva. E agora?”  e “A experiência de quatro secretarias na importação do Educacenso”.

Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda ou escreva para contato@convivaeducacao.org.br. Conte conosco!