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Saiba como importar o Educacenso no Conviva

15/03/2021 | Conviva

Novo prazo para importação dos dados do Educacenso no Conviva

 

O arquivo do Censo Escolar 2020 poderá ser exportado do sistema do Educacenso e inserido no Conviva entre os dias 24 de agosto e 10 de setembro. Portanto, fique atento ao prazo, pois após isso, só será possível realizar essa ação no ano que vem.

Ao fazer a importação, as informações são preenchidas automaticamente nas ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas, sendo essenciais para o planejamento de estratégias e ainda servem como base para outras ferramentas da plataforma. 

Leia a reportagem e confira todos os benefícios de utilizar o Educacenso no Conviva!

Vamos conferir o passo a passo?

1 – Acesse o sistema
O profissional do município que estiver identificado como ‘Superusuário’ no Censo Escolar, deve entrar no site do Educacenso e realizar o login. Em seguida, deve registrar CPF, senha, e clicar na figura e no botão ‘Acessar’. No campo ‘Entidade’, selecionar Secretaria Municipal, que aparece na última opção.

2- Exporte o arquivo
Após acessar o sistema com os dados requeridos, feche o menu ‘Situação do Aluno’ e clique na opção ‘Matrícula Inicial’. Nela estarão os dados de escolas, turmas, alunos e profissionais em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, com data de referência do último Censo Escolar.

-Clique em ‘Migração’ – ‘Exportação’ e ‘Solicitar Arquivo’; 
- Depois, em ‘Dependência administrativa’, selecione a opção ‘Municipal’ e clique no botão ‘Exportar’;
- Leia o Termo de compromisso, marque a caixa ‘De acordo’, clique em ‘Continuar’ e novamente em ‘Exportar’; 
- Aguarde e na coluna ‘Ação’ clique em ‘Visualizar arquivos’, no símbolo de folha de papel. 
- Selecione uma pasta do seu computador e clique em ‘Salvar’.

3- Descompacte o arquivo

Abra a pasta em que o arquivo exportado do Educacenso foi salvo. O formato dele será .zip ou .rar, e precisa ser descompactado antes de realizar o passo da importação. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e depois em ‘Extrair aqui’. O arquivo será extraído na mesma pasta. Não tente abri-lo!

Se você exportou o arquivo do Educacenso, mas ao tentar extrair do formato .zip, ele aparece vazio ou como inválido, veja como proceder:

- Verifique se o arquivo baixado do Educacenso estava no menu ‘Matrícula Inicial’. Arquivos obtidos em outros menus costumam estar vazios ou apresentar mensagem de erro. Dica: o nome do arquivo começa com “2010601_24_”;

- Veja qual o programa foi utilizado para descompactar o arquivo baixado do Educacenso. Ao utilizar o programa nativo do sistema Windows, a mensagem de arquivo inválido aparece. Recomendamos utilizar um dos dois programas gratuitos: WinRar ou o 7-Zip

Lembre-se de não exportar o arquivo do Educacenso chamado ‘Situação do Aluno’, pois essa opção não é compatível com os dados necessários para preenchimento das ferramentas no Conviva. 

Ressaltamos que só é possível fazer a exportação até o dia 7 de maio!

IMPORTAÇÃO

Após exportar os dados do sistema Educacenso, é preciso trazê-lo para o Conviva. 

Saiba como:

- Acesse a opção ‘Ferramentas’ no Conviva e, em seguida, ‘Importação do Educacenso’
- Clique no botão ‘Pré-importar Educacenso’. Leia o Termo de Responsabilidade dos Dados e clique em ‘Estou ciente’;
- Leia o texto de orientação, e se estiver de acordo, clique em ‘Selecionar arquivo do Educacenso’;
- Selecione o arquivo exportado do Educacenso (e já extraído do formato ZIP) e então, clique em ‘Pré-importar arquivo’;
-Caso apareça a mensagem de processamento do arquivo, atualize a página;
-Confirme se os dados pré-importados estão corretos, e então, clique em ‘Importar Educacenso’;
- Aguarde a importação ser finalizada. Não é necessário deixar o navegador da internet aberto. 

Caso você faça a importação e apareça uma mensagem de erro, primeiro confirme se você seguiu todos os passos corretamente:

- Realizou o login no Educacenso com uma conta de ‘Superusuário’;
- Selecionou no campo ‘Entidade’ a opção da ‘Secretaria Municipal’;
- Seguiu o caminho correto para exportar o arquivo (menu ‘Matrícula Inicial’); 
- Utilizou o programa WinRar ou o 7-Zip para descompactar o arquivo e não tentou abrir esse arquivo.

Se ainda assim estiver dando erro, baixe novamente o arquivo e verifique se a mensagem de erro permanecerá. Caso continue com falha na importação, acesse a ferramenta de Importação do Educacenso e veja a justificativa no item ‘Detalhes da Importação’. 

* Para encontrar a mensagem de erro da importação, vá em ‘Notificações’, abra a mensagem da falha da importação realizada. Leia toda a mensagem. Depois, acesse a ‘Ferramenta de Importação do Educacenso’ e clique em ‘Baixar relatório de erros’. Entre em contato com o articulador ou articuladora responsáveis pelo atendimento em seu estado e envie esse arquivo para que a equipe possa investigar as causas e te apoiar.

Confirme a operação

Para saber se a importação foi realizada com sucesso, clique no símbolo de ‘Notificações’. É possível visualizar as mais recentes ou fazer uma busca pelo campo de assunto. Por exemplo, digite "importação educacenso" e clique na lupa (ou aperte no botão Enter de seu computador). Em seguida:

- Abra a notificação que diz que a importação foi concluída;
- Leia o texto para confirmar se todos os dados foram importados com sucesso;
- Acesse as ferramentas “Estudantes”, “Profissionais” e “Escolas e Matrículas” (Turmas 2020) para ter acesso aos dados importados.

Conforme avisamos no início deste texto, dia 10 de setembro é o último prazo para os municípios realizarem a importação no Conviva.     
Conte conosco! Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, entre em contato ainda escreva para contato@convivaeducacao.org.br.