Carregando

PNLD Digital: saiba como acessar o sistema

14/06/2023 | Undime

Dirigentes Municipais de Educação que ainda não possuem acesso podem realizar seu próprio cadastro e habilitar coordenadores e a equipe do livro vinculados às secretarias; cadastro para diretores de escolas foi aberto no dia 12 de junho

 

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou, por meio de ofício, que o sistema PNLD Digital está disponível em https://pnlddigital.fnde.gov.br/login para que Dirigentes Municipais de Educação (DME) que ainda não possuem acesso, realizem seu próprio cadastro, bem como habilitem coordenador(es) e a equipe do livro vinculados à secretaria. Esses dois perfis irão apoiar os titulares das secretarias de educação na gestão do PNLD e no gerenciamento dos perfis de diretores de escolas.

Por meio de ofício, a autarquia disse estar ciente que a utilização do novo sistema tem tido desafios e que, diante das intercorrências no acesso ao novo sistema, o FNDE está com toda a equipe técnica mobilizada para solucioná-las e atuando para que todos os(as) secretários(as) de educação tenham acesso ao sistema PNLD Digital, a fim de que, assim, consigam gerenciar as equipes das secretariais e as escolas da sua rede.

Com relação ao acesso no perfil de secretário(a) de Educação, o e-mail para o qual será encaminhado o link para liberação ao sistema será o mesmo registrado no PAR4. A coordenação dos Programas do Livro pede que qualquer atualização nos dados do(a) secretário(a) no PAR4, seja comunicada por meio do e-mail livrodidatico@fnde.gov.br

Após o acesso ao sistema, o(a) secretário(a) de Educação poderá cadastrar a sua equipe nos perfis, de acordo com as funções que exercem junto ao PNLD. Assim, todos podem participar da gestão do programa, cada um exercendo seu papel. Desta forma, o(a) secretário(a) de Educação poderá atribuir os perfis de “Coordenador do Livro”, “Equipe do Livro” e “Bibliotecário” aos membros da sua equipe. O(a) profissional com o perfil “Coordenador do Livro” poderá atribuir e gerenciar os perfis de “Equipe do Livro” e “Bibliotecário(a)”. Os três perfis – “Secretário”, “Coordenador do Livro” e “Equipe do Livro” – poderão gerenciar o cadastro de diretores de escola da rede de ensino, o qual foi aberto nesta segunda-feira, dia 12 de junho.

Caso alguma escola não seja visualizada pela Secretaria no sistema, o FNDE pede que seja informado ao e-mail livrodidatico@fnde.gov.br para que a situação seja solucionada. A autarquia alerta, ainda, que as comunicações com o FNDE se concentrem nas secretarias de educação, a fim de que sejam respondidas com mais agilidade. Ao encaminhar as dúvidas, é preciso informar todos os dados da escola (Código INEP, nome, UF, município) do secretário de Educação e/ou do diretor (nome, CPF e e-mail) para que possam realizar o atendimento.

O manual com o passo a passo para cadastro de secretário(a) de Educação e equipe da secretaria no sistema PNLD Digital está disponível em: https://bit.ly/3X4ie5v.


PNLD 2023 – Objeto 2

A escolha do PNLD 2023 – Objeto 2 - Obras Didáticas de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem, destinadas aos estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental, deverá iniciar ainda no mês de junho.

Será a primeira vez que esse tipo de material será distribuído pelo PNLD. As obras didáticas de práticas e acompanhamento da aprendizagem buscam promover entre os estudantes a consolidação da aprendizagem por meio de práticas de revisão, fixação e verificação de aprendizagem.

No Guia do PNLD, o documento oficial que orienta a escolha dos materiais pelas escolas estão contidas as resenhas das obras e todas as orientações sobre o registro da escolha. Antes de registrar a escolha, o FNDE orienta que professores as verifiquem e, também, acessem os livros na íntegra para avaliar quais atendem aos objetivos de ensino traçados pela escola.

O passo a passo para acessar tais obras será disponibilizado no portal do FNDE em https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/escolha-do-pnld-2023-2013-objeto-2.

Acesse o Guia do PNLD 2023 - Objeto 2 https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2023_anos_iniciais_praticas/inicio


Sobre o PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do país. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita.

Para participar do PNLD, os dirigentes das redes de ensino municipal, estadual, distrital e das escolas federais devem encaminhar Termo de Adesão manifestando seu interesse em receber os materiais do programa e comprometendo-se a executar as ações do programa conforme a legislação.

 

Fonte: Undime

https://undime.org.br/noticia/13-06-2023-16-10-pnld-digital-saiba-como-acessar-o-sistema