Carregando

Djalma Barros é eleito presidente da Undime Alagoas

22/06/2023 | Undime

Eleição e posse aconteceu no último dia do Fórum da seccional; Carlos Rubens Araújo assume a vice-presidência

 

Djalma Barros Siqueira Neto, Dirigente Municipal de Educação de Feliz Deserto/AL é novo presidente da Undime Alagoas e Carlos Rubens Araújo, Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos/AL, assume a vice-presidência da seccional no biênio 2023-2025. A eleição aconteceu por meio de chapa única, nesta quarta-feira (21), durante o XIII Fórum Estadual Ordinário da Undime/AL. O novo presidente ocupava o cargo de vice, na gestão anterior (2021-2023).

O presidente eleito disse que tem a expectativa de continuar o trabalho de união entre os dirigentes municipais de educação e focar em três eixos principais de atuação. "A gestão democrática fortalecendo o colegiado ampliado da Undime Alagoas, promovendo mais ainda a participação dos dirigentes municipais nas ações da Undime; a gestão pedagógica, desenvolvendo ações voltadas para a melhoria da qualidade de ensino em todos os municípios, dando continuidade ao planejamento estratégico da Undime e promovendo os encontros regionais para debater as temáticas relevantes para gestão pública municipal; e a transparência na gestão administrativa da instituição", contou Djalma.

Nos dias 19, 20 e 21 de junho, a Undime/AL promoveu o XIII Fórum Estadual Ordinário da seccional, em Maceió. O evento reuniu cerca de 380 participantes e teve como tema “30 anos da Undime Alagoas em defesa da educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade social”.

O presidente da Undime/CE, José Marques Aurélio de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE, representou a Undime Nacional na mesa de diálogo "O papel da Undime como protagonista de políticas educacionais inclusiva, equitativa e de qualidade social". O debate aconteceu na manhã da terça-feira (20) e contou com a participação da então presidente da Undime/AL, Noêmia Pereira Santos, Dirigente Municipal de Educação de Teotônio Vilela/AL; e Ana Dayse Dórea, presidente da Academia Alagoana de Educação (Acale/AL). A mediação ficou a cargo de Djalma Barros.

A Undime/AL aproveitou a oportunidade para homenagear o presidente e o vice-presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia e Alessio Costa Lima, respectivamente. Na ocasião, o presidente da Undime/CE representou o presidente da Undime e a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, recebeu a condecoração em nome do vice-presidente.

A diretoria nacional da Undime também foi representada na tarde da terça-feira (21), por Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT e presidente da Undime da Região Centro–Oeste, na mesa de debate intitulada "Fundeb e seus condicionantes: desafios e perspectivas da gestão municipal". A discussão também contou com a participação de Luiz Geraldo Monteiro, consultor da área técnica educacional da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e Diego Lutz, prof. Doutor em Educação. A mediação foi de Jó Pereira, Dirigente Municipal de Educação de Maceió.

 

 

Programação

No decorrer dos três dias de Fórum, a programação contemplou a realização de palestras, mesas redondas e momentos destinados à visitação dos estandes. O primeiro dia começou com a cerimônia oficial de abertura e um talk show com Carlinhos de Jesus sobre arte e educação: estratégias para engajamento em sala de aula e aprendizagem efetiva.

No primeiro dia, a noite foi marcada pela comemoração do aniversário de 30 anos da Undime Alagoas, um momento de homenagens aos ex-presidentes, diretores, colaboradores e parceiros, que fazem parte da história da instituição. A então presidente da seccional, Noêmia Pereira e o então vice-presidente Djalma Barros entregaram aos homenageados o prêmio Paulo Freire, pelos relevantes serviços prestados à Educação Municipal do estado de Alagoas.

No dia 20, as atividades da manhã iniciaram-se com a palestra do Dirigente Municipal de Educação de Sobral/CE, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, sobre o papel do Dirigente Municipal de Educação no acompanhamento pedagógico para a educação pública e a garantia do direito de aprendizagem. No final da manhã foi realizada a leitura e aprovação do Estatuto e Regimento da Undime Alagoas com a participação da consultora Klévia Delmiro, do secretário executivo da seccional, Neilton Nunes, e da Dirigente Municipal de Educação de São Sebastião/AL, Sandra Ribeiro.

Durante a tarde, também foram abordados assuntos como a democratização da gestão da educação e da escola: alternativas para à prática; e as ações do FNDE para melhoria da Educação no Brasil. A palestra “Sede de Aprender: adequação e eficiência do direito à educação" com o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa da Educação Pública do Ministério Público Estadual/AL, Lucas Sachsida, marcou o encerramento deste segundo dia.

Na quarta-feira (21) a programação proporcionou aos participantes acompanhar debates sobre o papel da escola no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes; os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental para a garantia da aprendizagem; o novo modelo do IQEAL – Índice Qualidade Educacional de Alagoas e a resultado da avaliação de fluência; e a nova lei de licitações e as implicações para a gestão municipal.

O Fórum contou ainda, em paralelo às atividades do auditório e visitação aos estandes, com atendimento institucional do FNDE para os dirigentes e equipes técnicas.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime/AL

http://undime.org.br/noticia/21-06-2023-18-16-djalma-barros-e-eleito-presidente-da-undime-alagoas