Carregando

Compromisso Criança Alfabetizada é tema de videoconferência do Conviva

26/06/2023 | Conviva Educação

Transmissão ao vivo será nesta quarta-feira, 28 de junho, pela plataforma

 


A Undime realizará videoconferência, por meio da plataforma Conviva Educação, sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação. A proposta é falar sobre o contexto, adesão, governança e gestão. A transmissão será na quarta-feira, 28 de junho, às 15h (horário de Brasília).

A videoconefrência vai contar com a participação de Mônica Maria Silva de Souza, coordenadora-geral de Alfabetização do Ministério da Educação, e Marcia Aparecida Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR, presidente da Undime Paraná e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi estabelecido pelo Decreto Nº 11.556, de 12 de junho de 2023. A iniciativa que pretende garantir a alfabetização de 100% das crianças brasileiras ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, foi lançada oficialmente no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 12 de junho. Saiba mais aqui.

Como prevê o Decreto, o Governo Federal fará um aporte de R$ 1 bilhão, em 2023, e de mais R$ 2 bilhões até 2026 para a implementação de políticas, programas e ações para a alfabetização até o final do 2º ano do ensino fundamental; e vai promover medidas para a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização e na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita dos estudantes do 3º ao 5º ano.

A adesão ao Compromisso será voluntária e se dará mediante assinatura do respectivo termo pelo Chefe do Poder Executivo estadual, distrital e municipal ou por seu representante. A adesão implica a responsabilidade de promover a melhoria da qualidade do processo e dos resultados da alfabetização, com atenção à redução das desigualdades de aprendizagem entre os estudantes em sua esfera de competência. O apoio da União, de natureza supletiva e redistributiva, ocorrerá mediante ações de assistência técnica e financeira e observará os princípios, os objetivos e as diretrizes estabelecidas do Decreto.

Venha tirar as suas dúvidas! A transmissão ao vivo será no Conviva. Para assistir, acesse: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia  

 

Fonte: Conviva Educação