Carregando

Undime participa de reunião da Comissão Nacional de Educação Especial

28/06/2023 | Undime

Nessa segunda-feira, 26 de junho, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realizou a primeira reunião técnica para apresentar à sociedade civil o plano de afirmação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Durante a reunião, também foram apresentados os membros titulares e suplentes da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Na ocasião, a Undime foi representada pelo presidente da seccional Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE, José Marques Aurélio, que é membro suplente na Comissão. A abertura da reunião também contou com a participação da secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; do secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda Maia; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira; do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, da Secretaria de Educação Básica, Alexsandro do Nascimento Santos, representando a secretária Kátia Schweickardt; e do consultor Jurídico do MEC, Rodolfo de Carvalho Cabral.

“Neste encontro, nós da Comissão, fomos apresentados ao PNEEPEI e tivemos a oportunidade de  sugerir algumas alterações. Acho muito importante essa iniciativa do MEC de fortalecer o diálogo com a sociedade civil, de forma que todas as pessoas, público da educação especial, tenham o direito de ser e estar na escola”, disse o presidente Undime/CE.

A secretária da Secadi, Zara Figueiredo, falou sobre a importância da participação social para a afirmação e o fortalecimento da política de educação especial. “É uma premissa desse governo construir uma participação e um alicerce democrático para sua política. A gente só lida com uma política de qualidade quando entendemos que ela precisa ser, também, objeto de crítica”, ressaltou.  

Também representa a Undime na PNEEPEI, a Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/ RS e presidente da Undime/ RS, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, que é membro titular na Comissão.

Fonte: Undime (com informações do MEC)
Foto: Ângelo Miguel (MEC)

http://undime.org.br/noticia/27-06-2023-10-14-undime-participa-de-reuniao-da-comissao-nacional-de-educacao-especial-