Carregando

Undime Acre finaliza fórum estadual com eleição da nova diretoria

03/07/2023 | Undime

Fernanda Pinheiro de Abreu, Dirigente Municipal de Educação de Xapuri foi eleita presidente; Ericson Araújo da Costa, de Porto Walter, vice-presidente

 

Durante os dias 28, 29 e 30 de junho, a Undime Acre realizou o 18º Fórum Estadual da secional, em Rio Branco, e debateu o tema “Municipalização: desafios para avançar nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

O Fórum Estadual encerrou com a eleição e posse da diretoria executiva e do conselho fiscal para a gestão 2023/2025. Fernanda Pinheiro de Abreu, Dirigente Municipal de Educação de Xapuri/AC foi eleita presidente e Ericson Araújo da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Porto Walter/AC é o novo vice-presidente da Undime Acre.

Para o biênio que se inicia, a presidente eleita da Undime Acre, Fernanda Abreu, elenca os principais desafios da educação acreana. “Nesse momento, o maior desafio no estado do Acre é a municipalização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Precisamos também fortalecer a educação infantil e a inclusão dos alunos com deficiência. Garantir a aprendizagem dos alunos e a formação dos professores será sempre nosso maior foco”, completa.

O evento teve a participação de Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias. Ao longo dos três dias de Fórum, foram discutidas temáticas relacionadas à municipalização; o uso de dados no aperfeiçoamento das políticas públicas de educação; recomposição da aprendizagem voltada para o Ensino Fundamental; Plano de Ações Articuladas (PAR) e transporte escolar; o princípio da gestão democrática da escola básica no estado do Acre na consecução dos Planos Municipais de Educação e nas normativas legais próprias; novo Fundeb; desafios, políticas e perspectivas da Educação Infantil no contexto atual, entre outros.

O vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE, ministrou a palestra tão aguardada pelos participantes, principalmente por técnicos, dirigentes, conselheiros e demais: Novo Fundeb, o Marco Legal e sua aplicabilidade. A palestra foi mediada pela Dirigente Municipal de Educação de Porto Acre/AC, Elinaide Pinheiro.

"Não dá para discutir política educacional sem ouvir os municípios para que sejam atendidas, também, as suas necessidades, pois somos a metade da matrícula da educação básica, assim defendemos um modelo democrático verdadeiro”, disse Alessio.

O presidente do Conselho Estadual do Fundeb, Raimundo Pinheiro Zumba, participou do Fórum e da palestra sobre o Novo Fundeb, que segundo ele “está sendo inovador”. "Agradeço a incrível palestra do 18º Fórum da Undime/AC, tratando sobre o Novo Marco Legal do Fundeb, proferida pelo professor Alessio, que com autoridade no assunto, possibilitou o melhor conhecimento a plateia sobre a aplicabilidade do Fundo, objetivando o melhoramento de nossa Educação Básica. Honrado por essa oportunidade", comentou.

Fernanda Abreu, Dirigente Municipal de Educação de Xapuri e nova presidente da Undime Acre, afirma que a temática do novo Fundeb, como pauta do Fórum Estadual, foi uma grande oportunidade de receber informações valiosas a respeito deste tema que, na avaliação dela, é tão relevante. "A palestra foi esclarecedora e de grande importância para nós, Dirigentes Municipais de Educação, que precisamos estar atentos e sempre atualizados para podermos fazer os investimentos da maneira correta e podermos atender melhor nossos alunos”, explicou.

 

 

Fonte: Undime (com informações da Undime Acre)

Fotos: Undime Acre