Carregando

Edital da FIA: saiba como se inscrever

14/07/2023

Projetos podem receber até R$ 500 mil para ações que contribuam com a garantia do direito à educação

 

 

As inscrições para o Edital FIA (Fundos da Infância e da Adolescência) foram prorrogadas até o dia 21 de julho, sexta-feira. A partir do novo prazo, os CMDCA’s (Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e do Adolescente) e gestores dos Fundos da Infância e da Adolescência de todo o país podem inscrever projetos que contribuam para a garantia do direito à educação. Os selecionados poderão receber até R$ 500 mil para aplicação da proposta em seus respectivos territórios. O anúncio dos selecionados ocorrerá em janeiro de 2024.

Para apoiar as inscrições, o Itaú Social promoveu três eventos virtuais, sendo o primeiro o lançamento do edital e a explicação de seu novo formato; e o segundo e terceiro sessões tira-dúvidas referentes ao cadastro das propostas.

O Edital FIA é elaborado conforme as diretrizes do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente). Neste ano, o objetivo é priorizar ações que contemplem o alcance e atendimento de crianças e adolescentes com falta ou dificuldade de acesso a escolas públicas e atividades de educação em tempo integral; oferta de ações educativas e culturais que promovam o aprendizado, desenvolvimento pessoal, manutenção e melhoria da vida escolar; assim como iniciativas voltadas ao combate da violação de direitos.

Serão consideradas também propostas voltadas para a realização de diagnóstico local que identifique fatores de risco, dificuldades ou violações que estejam limitando ou impedindo o acesso à escola ou manutenção da vida escolar; para a capacitação de professores, educadores sociais, técnicos e outros profissionais que atuam em escolas públicas, serviços públicos locais ou organizações da sociedade civil; e ainda à realização de campanha de comunicação junto à comunidade local, que tenha entre seus focos a garantia do acesso de crianças e adolescentes aos diferentes níveis de educação.

As ações precisam ser realizadas em articulação com escolas ou secretarias de ensino. A inscrição deve ser feita na plataforma de editais do Itaú Social.

Edital FIA 2023
Inscrição: até 21 de julho de 2023
Cadastro: itausocial.org.br/editais/
Resultado: janeiro de 2024
Dúvidas: Telefones/WhatsApp (11) 97639-6455, (11) 97852-5010 ou e-mail itausocial-edital@prattein.com.br 

Fonte: Itáu Social