Carregando

Undime participa de reunião da Comissão de Educação do Campo

14/07/2023

Grupo vai atuar no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação

 

 

De 12 de julho a 14 de julho, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoveu, em Brasília, a reunião da Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec), que tem o objetivo de formular, acompanhar, e avaliar as Políticas de Educação do Campo.

Representa a Undime na Comissão, a Dirigente Municipal de Educação (DME) de Castanhal/PA e presidente da Undime Pará, Claudia Alaine Gomes Seabra, como titular, e a DME de Rio do Fogo/ RN e presidente da Undime Rio Grande do Norte, Joária de Araújo Vieira, como suplente.

Para Claudia, a Comissão será muito importante para construção das políticas para área, e a participação da Undime é fundamental para esse processo. “Hoje o MEC consegue dialogar com todos que fazem educação, inclusive eu sou professora do campo, do chão da escola, e com muito orgulho estou aqui para contrubuir com a área”, comentou.

Já a secretária da Secadi, Zara Figueiredo, afirma que a retomada dos debates a respeito dos direitos dos povos do campo na educação precisa da participação social para ter legitimidade na construção de uma política pública sólida voltada para esse público. Também reafirmou que as portas da Secadi e do MEC estão abertas para a sociedade civil contribuir, como parte integrante, da política da secretaria.

O evento contou, na mesa de abertura, com o painel “Retomada dos direitos dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas na Política de Educação Básica e Superior”, com representantes das diversas secretarias do MEC. Logo após, aconteceu a apresentação das entidades que integram a Conec. Ao final do primeiro dia, aconteceu um debate sobre “Política de Educação: equidade, diversidade e inclusão”, com a secretária, Zara Figueiredo.

O segundo dia de reunião, ocorreu na quinta-feira, 13 de julho, e contou com a apresentação dos membros governamentais da Conec; apresentação dos programas e atividades da Coordenação-Geral de Educação do Campo, da Secadi; discussão a respeito das problemáticas, expectativas e apontamentos dos membros da comissão para orientação da agenda de trabalho da Conec; apresentação e aprovação do Regimento da Comissão; elaboração do Planejamento e da Agenda de Trabalho da Conec, em 2023. Além disso, foi discutida a realização do “Seminário Nacional da Educação do Campo” e a “III Conferência Nacional de Educação do Campo, das Águas e da Floresta”.

No último dia de encontro, sexta-feira, 14 de julho, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, compareceu à agenda. Na ocasião, os membros da Conec foram empossados. Também foi dada continuidade à elaboração do Planejamento da agenda de trabalho da Comissão, em 2023; e apresentado o cronograma da Comissão. Por fim, os participantes da reunião realizaram uma avaliação do encontro.

Fonte: Undime, com informações do MEC