Carregando

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: veja a nova etapa

18/07/2023

Objetivo é o conhecimento pelo MEC das principais ações de alfabetização desenvolvidas pelos entes federados. Prazo termina em 31 de julho

 

 

Os estados e municípios que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada devem realizar agora um diagnóstico de suas redes, para possibilitar que o Ministério da Educação (MEC) conheça as principais ações desenvolvidas pelos entes subnacionais, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças. O prazo para encaminhamento do diagnóstico termina no dia 31 de julho.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades.

O diagnóstico de redes está estruturado a partir dos cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas.

Esse diagnóstico permitirá que a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e da Política de Alfabetização do Território contemple ações que compõem os eixos e esteja alinhada com as necessidades e especificidades de cada ente subnacional.

Passo a passo – para realizar o diagnóstico, basta acessar o site https://simec.mec.gov.br/login.php, realizar o login com o CPF e senha ou acessar pela conta Gov.br.

Em seguida, o usuário deve clicar no módulo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Depois, preencher o Diagnóstico de Redes, clicando no número da questão e marcando a opção desejada de resposta. Em seguida, clicar no botão "salvar" e no número da próxima pergunta, repetindo o procedimento a cada questão.

Durante o preenchimento, é possível retornar e alterar a resposta, se for necessário. Entretanto, após concluir o preenchimento de todas as questões e clicar nas abas "Síntese" e "finalizar diagnóstico", não será possível realizar alterações. Na aba "Síntese" é possível visualizar todas as questões e respostas preenchidas.

Fonte: MEC