Carregando

19º Fórum Nacional da Undime: conheça a programação

18/07/2023

Ao longo dos quatro dias de evento, serão abordados assuntos estruturantes da educação pública brasileira em formato de conferências, mesas-redondas e oficinas

 

 

“Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”. Esse é o tema do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT, de 6 a 9 de agosto, com representantes de todos os estados do país, que vão conhecer as novidades e debater os assuntos de interesse de quem faz a educação básica pública nos municípios.

Além do auditório principal, o evento contará com um espaço de exposição, no qual os participantes vão ter a oportunidade conhecer iniciativas de parceiros institucionais da Undime e produtos e tecnologias de empresas credenciadas a expor no local. Também haverá atendimento do Governo Federal realizado por técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O evento é voltado aos Dirigentes Municipais de Educação (DME) e técnicos de municípios adimplentes com a Undime (ano de referência 2023).

Confira a programação completa do evento:

6 de agosto

O primeiro dia do 19º Fórum Nacional vai começar com a performance cultural “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, a partir das 15h30. Logo após, às 16h, será realizada a abertura oficial do evento com participação de diversas autoridades da área da educação, parlamentares e parceiros da Undime. Em seguida, depois da composição da mesa, será apresentada as delegações de todos os estados do Brasil, presentes no Fórum.

Na sequência,  os presentes vão poder acompanhar a conferência “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, com professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, e mediação do Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

Para celebrar o primeiro dia, a banda Jota Quest vai fazer um show para o público que prestigia o Fórum.

7 de agosto

A partir das 8h, o segundo dia vai iniciar com uma apresentação cultural. O primeiro painel, marcado para às 9h, será “Por uma educação ecossustentável: Brasil como potência agrícola, ambiental e florestal. A partir das 10h30, o balanço de gestão 2021/2023 e Ação de Reconhecimento do Conviva Educação serão apresentados aos presentes. Logo após,  o Sebrae e representantes da Undime  vão participar do debate “Currículo e educação empreendedora”. Para encerrar a manhã de atividades no auditório principal do Fórum, vai acontecer a mesa “Sistema Nacional de Educação: pacto federativo e regime de colaboração”.

As atividades retornarão a partir das 14h com o painel “O papel do MEC e autarquias para garantir o cumprimento da função redistributiva e supletiva da União aos entes federados”, com representantes do MEC, Inep, FNDE e Capes.

A partir das 15h30, as atualizações do Fundeb para 2024 serão apresentadas aos participantes do Fórum. O Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, vai mediar o dabate, que contará com representantes do Inep, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Fineduca.

A “Educação Infantil como prelúdio da alfabetização” será a pauta do debate das 17h. Em continuidade, a partir das 18h30, será a vez de comemorar os 6 anos da Busca Ativa Escolar, estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios, desenvolvida pelo UNICEF em parceria com Undime.

8 de agosto

A partir das 8h, o terceiro dia vai começar com o processo eleitoral para a escolha da diretoria nacional da Undime para o biênio 2023-2025, com participação dos representates das seccionais (Delegados e integrantes do Conselho Nacional de Representantes).

Já para os demais participantes do Fórum, também a partir das 8h, serão realizadas várias salas temáticas, com assuntos diversos para os participantes inscritos no evento. As atividades nas salas temáticas serão das 8h às 12h30 e, no período da tarde, das 14h às 18h. A programação das salas será divulgada em breve.

O Lançamento de mais uma edição do livro “Educação em Movimento”, organizado pela Undime em parceria com a Fundação Santillana, será a atividade de encerramento do dia. O volume três da coletânea trata das mudanças decorrentes da BNCC, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

9 de agosto

O último dia do Fórum vai começar com uma apresentação cultural a partir das 8h. Seguindo a programação, vai acontecer às 9h e 10h, respectivamente, os paineis “Implementação da Lei 10.639/03: o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira” e apresentação dos resultados da pesquisa "Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, nas redes municipais de ensino".

Antes da pausa para o almoço vai acontecer o debate “Conectividade e tecnologias digitais de informação e comunicação” e, logo após, a posse da diretoria executiva para o biênio 2023/2025.

Depois do almoço, as atividades iniciam às 14 horas com as mesas “Segurança e proteção no ambiente escolar” e, às 15 horas, “PNE 2024/2034: refletindo sobre os cenários atuais e planejando a próxima década”, com mediação de representantes das Undime e participação de entidades governamentais.

A partir das 16 horas, acontece o dabate “A viabilidade e a sustentabilidade financeira do piso e da carreira dos profissionais do magistério”. Logo na sequência, às 17h30, será realizada a leitura e aprovação da Carta do 19° Fórum Nacional, a plenária de alterações estatutárias e o encerramento do evento.

As inscrições foram encerradas!

 

19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Data: 6 a 9 de agosto de 2023
Local: Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT
Programação: https://forumnacional.undime.org.br/#programacao 
Mais informações: (61) 3037-7888 ou e-mail: forunsnacionais@undime.org.br

(Atualizada em 19/07/2023)