Carregando

Presidente da Undime participa da 32ª Reunião do CTC-EB da Capes

18/08/2023 | Undime

Após seis anos, grupo retoma o diálogo com a sociedade e com as instituições brasileiras

 


Na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, participou da abertura da 32ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC-EB).

O encontro acontece até a sexta-feira, 18 de agosto, com uma programação que vai debater a Política Nacional de Formação de Professores; ações da Capes para a Formação de Professores da Educação Básica, discussão da proposta do novo programa de Residência Docente, entre outros assuntos.

O Conselho, que após seis anos, retoma o diálogo com a sociedade e com as instituições brasileiras, é formado por representantes das secretarias do Ministério da Educação (MEC), diretores da Capes e 20 profissionais de reconhecida competência em suas áreas de atuação. Os 20 novos integrantes foram escolhidos a partir de uma lista tríplice de 60 indicações e terão mandato de três anos. O selecionado da Undime foi o presidente da instituição, Alessio Costa Lima.




“Para a Undime é uma honra retornar a este seleto grupo de especialistas. Colocamo-nos à disposição do Conselho Técnico Científico da Educação Básica para debater e construir de forma conjunta estratégias, mecanismos e ações que possam contribuir para a melhoria do cenário educacional brasileiro no âmbito da educação básica”, disse Alessio Costa Lima.

O CTC-EB foi instituído em 2007 para auxiliar a Capes a elaborar a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério, além de colaborar na definição de políticas e diretrizes relacionadas à formação inicial e continuada de professores. O colegiado teve participação ativa na preparação da primeira Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica do país (Decreto n. 6.755/2009).

Também participaram da cerimônia de abertura a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; a diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Carla Jardim; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; o secretário de Educação Básica substituto do MEC, Alexsandro Santos; o coordenador-geral de Equidade Educacional do MEC, Maurício Ernica; a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio; a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires; e a presidente da Capes, Mercedes Bustamante.
 

Fonte: Undime
Fotos: Naiara Demarco - CGCOM/Capes