Carregando

Cerimônia de premiação do programa Aprender Valor, do Banco Central

23/08/2023 | Undime

Evento teve por objetivo reconhecer profissionais, escolas e redes de ensino que se destacaram no engajamento do Aprender Valor em 2022; iniciativa apoia a inserção da educação financeira em sala de aula

 

A Undime participou, nesta quarta-feira (23), em Brasília, da cerimônia de premiação de profissionais, escolas e redes de ensino que se destacaram no engajamento do programa Aprender Valor em 2022. Na ocasião, a professora Andreika Asseker Amarante, presidente da Undime/PE e Dirigente Municipal de Educação de Igarasasu/PE, representou o presidente nacional, Alessio Costa Lima. 

O Aprender Valor é um programa do Banco Central para apoiar redes de ensino e escolas públicas, no ensino fundamental, na inserção da educação financeira em sala de aula de modo transversal e integrado às disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O programa conta com o financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Undime.

Em 2020, teve início a etapa piloto do programa, com 429 escolas convidadas, em 257 municípios das seis Unidades da Federação participantes (CE, DF, MG, MS, PA e PR). No segundo semestre de 2021 o programa entrou em fase de expansão. Em dois anos, o Aprender Valor atingiu notável estágio de maturidade e se expandiu para mais de 22 mil escolas, com mais de 1,6 milhão de estudantes cadastrados e 129 mil profissionais da educação registrados na plataforma. De acordo com o Banco Central, o programa já está presente em mais da metade dos municípios brasileiros e em todas as Unidades da Federação.
 

Na oportunidade, a representante da Undime ressaltou a qualidade do material ofertado bem como a atenção por parte da equipe do Aprender Valor à Undime e, consequentemente, aos municípios. "A promoção de competências e habilidades para a educação financeira e para o consumo consciente ajudam no desenvolvimento da cidadania", destacou Andreika ao reiterar a importância da articulação junto à Undime para que o trabalho flua junto às seccionais em cada estado.

Andreika lembrou ainda que o olhar voltado à formação inicial de professores no que tange à educação financeira e o propósito de fazer com que esses profissionais entendam e transformem suas próprias vidas financeiras para que levem esse conteúdo para sala de aula é fundamental. "O programa através dos materiais disponibilizados, dos projetos pedagógicos, das atividades e avaliações gera um impacto fantástico nas nossas escolas e para os nossos estudantes", disse a dirigente.

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do Banco Central, Mauricio Moura; do diretor executivo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), Daniel Lima; do diretor do Departamento de Projetos e de Políticas de Direitos Coletivos e Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Tomaz Miranda; da coordenadora-geral de estratégia da Educação Básica substituta do Ministério da Educação, Daiane de Oliveira Andrade, representando a secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt; da secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, representando o Consed; e da diretora executiva do Caed, Lina Kátia Oliveira. A premiação foi patrocinada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Após a cerimônia de abertura, o evento, que teve início pela manhã, contemplou o reconhecimento de Secretarias Estaduais e seccionais da Undime e momentos destinados às premiações de coordenadores estaduais do Aprender Valor, de professores, de escolas da avaliação de impacto, de escola quilombola e de escola indígena, escolas por região e Secretarias Municipais.

Também marcaram presença na cerimônia os coordenadores estaduais indicados pelas seccionais da Undime para apoiar a iniciativa.
 

A Escola Odilon Cavalcante de Miranda, localizada no distrito de Cachoeira do Pinto, no município de Bom Conselho/PE foi uma das reconhecidas como destaque aplicação de projetos escolares na Região Nordeste. Na ocasião, a professora Maria Aparecida Guedes que atua diretamente com o Aprender Valor na escola foi chamada para receber a premiação.

Emocionada, a Dirigente Municipal de Educação de Bom Conselho, Maria do Socorro Alencar, contou que ficou extremamente feliz com a premiação da escola que é multisseriada. Iniciado ainda na gestão anterior, o programa esteve em 37 escolas do município e impactou 8 mil estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental em 2022. "Parabenizo a iniciativa do Banco Central. É isso que o educador precisa, esse reconhecimento, essa valorização. Cada dia na vida de um educador ele mata um leão para ficar de pé e voltar no outro dia para enfrentar os obstáculos", disse a dirigente ao parabenizar também as demais profissionais de Bom Conselho envolvidas no projeto.

 

 

 

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Banco Central no Youtube. Confira aqui o vídeo.
 

Fonte/Fotos: Undime
Título original: Undime marca presença na cerimônia de premiação do programa Aprender Valor, do Banco Central

(Atualizado em 24/082023)