Carregando

Vice-presidente da Undime participa da instalação de Grupo de Trabalho sobre Primeira Infância

24/08/2023 | Undime

 (Foto: Luis Fortes/MEC)

Silvio Fidelis representou a instituição e manifestou a importância da parceria para o desenvolvimento de ações voltadas a esta etapa da vida

 

O vice-presidente nacional da Undime, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e presidente da Undime Mato Grosso, esteve nesta quarta-feira (23), em Brasília, em cerimônia realizada no Palácio do Planato para a instação do Grupo de Trabalho Primeira Infância, no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República.

O “Conselhão”, como é chamado, é um espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade. Recentemente, após a reunião inaugural do conselho gestor, os conselheiros e conselheiras aprovaram a criação de cinco Comissões Temáticas (CTs) e 16 Grupos de Trabalho (GTs), dentre eles o que trata de asuntos relacionados à Primeira Infância, que será coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, com relatoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

A cerimônia contou com a presença do presidente em exercício Geraldo Alckmin; dos ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e da Educação, Camilo Santana; do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha; do secretário executivo do CDESS, Paulo Pereira; Roberta Eugênia, Ministra de Igualdade Racial; Maria Lacerda, Ministra da dos Direitos Humanos; Gustavo Guimarães, secretário executivo do Ministério do Planejamento, além de representantes dos ministérios da Saúde, dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas.
 

Em sua fala, o vice-presidente da Undime, Silvio Fidelis, reforçou que a instituição representa todos os municípios do país, e é nos municípios que vivem e crescem as crianças. "Elas  precisam estar na creche,  e de ,  mais espaços para que possamos desenvolver esse trabalho na Primeira Infância. Estamos prontos e à disposição para a parceria a fim de que juntos possamos fazer a diferença: ter o espaço, a criança na escola, o aprender e o brincar".

Na oportunidade, a Undime foi convidada pelo secretário-executivo do CDESS, Paulo Pereira, para fazer parte do Grupo de Trabalho e contribuir com propostas para a Primeira Infância.
 

Para a coordenadora do GT Primeira Infância, Priscila Cruz, esse momento da vida precisa de um olhar cuidadoso, de muta atenção da sociedade e de políticas públicas voltatas para que todas as crianças se desenvolvam bem. “Temos a oportunidade de fazer uma diferença muito grande e a ciência já nos ajudou a entender a importância da Primeira Infância, que tem impactos no desenvolvimento cognitivo, o que é muito importante para que as crianças estejam alfabetizadas na idade certa […] a gente precisa ter no Brasil a mais forte e robusta política para a Primeira Infância do mundo. Vamos precisar de todo mundo pela Primeira Infância, pela educação, saúde, alimentação e cuidado com as nossas crianças".

O presidente em exercício Geraldo Alckmin, abordou da importância do Conselhão no sentido de ser um canal para ouvir a sociedade. “Quero me incorporar com muito entusiasmo no GT da Primeira Infância”.

Sobre o Conselhão

Liderado pelo presidente Lula e com coordenação do ministro Alexandre Padilha, o colegiado representa um canal de diálogo permanente entre governo federal e os mais diversos setores da sociedade brasileira. Criado por lei em 2003, o Conselho foi extinto em 2019 e teve as suas atividades retomadas em maio de 2023. O novo Conselho ganhou em seu nome o termo “Sustentável”, para chamar atenção sobre a potencialidade ambiental do país no atual cenário de mudanças climáticas.

Tradicionalmente foi integrado por representantes da sociedade civil de diversos segmentos, em uma composição ampla e plural. No novo formato, pretende ser ainda mais representativo da sociedade, contando com cidadãs e cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, com aumento da participação feminina e maior busca por diversidade étnico-racial e territorial.
 

Fonte: Undime

Notícias Relacionadas