Carregando

Inscrições abertas para seminários sobre educação digital

04/03/2024 | MEC

Ciclo de seminários e oficinas debaterá caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica

 

Vai começar, na próxima quinta-feira, 7 de março, o ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento tem o objetivo de disseminar as boas práticas adotadas pelas redes de ensino. Além disso, o MEC busca discutir caminhos para implementação dos referenciais curriculares existentes. 

No total, a SEB realizará seis seminários e seis oficinas, entre março e junho deste ano. Para conferir a programação do ciclo, basta acessar a página da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Os interessados em participar das atividades de forma presencial devem fazem a inscrição por meio de formulário, porém quem for participar remotamente não precisa se inscrever. 

O primeiro seminário, a ser realizado na quinta-feira, vai tratar do “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”. Ele acontecerá no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). 

Os dois painéis que formam o seminário de abertura irão introduzir a ideia geral do ciclo e dialogar sobre a história de construção dos referenciais curriculares para a educação digital no Brasil. O evento trará, ainda, exemplos de experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos, assim como perspectivas de representantes das redes de ensino sobre caminhos para a implementação. 

Participantes – Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar, da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Computação na Educação Básica (BNCC Computação), que complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Ciclo – O Ciclo contará com duas vias de trabalho, sendo uma on-line de caráter informativo e outra colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação. 

Programação  

Abertura   

  • Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC    
  • Moderação: Ana Úngari Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC   

   
Painel 1: Educação Digital na Educação Básica: a experiência da BNCC, do Reino Unido e da Colômbia    

  •  Ivan Siqueira, relator da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação    
  • Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE    
  • Diana Daste, diretora do British Council    
     

Painel 2: Educação Digital na Educação Básica: desafios e oportunidades para as redes de ensino no Brasil    

  • Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação do Paraná, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)    
  • Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)     
  • Fabiane Bitello, vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) da Região Sul   

 

Serviço   

Seminário de abertura do ciclo de seminários e oficinas em educação digital “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”   

Público-alvo: Secretários de educação estaduais e municipais, técnicos das secretarias de educação, gestores escolares, professores e sociedade civil interessada no tema  
Quando: 7 de março, das 15h às 17h   
Onde: Auditório da Capes, Brasília (DF). St. Bancário Norte, Q 2, Edifício Capes, Lote 6, Asa Norte, 70040-020.   
Transmissão: Canal oficial do MEC no YouTube e canal Conviva Educação (Plataforma Conviva da Undime)  

Fonte: Ministério da Educação

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/inscricoes-abertas-para-seminarios-sobre-educacao-digital