Carregando

Representantes da Undime participam de Seminário Interministerial sobre Educação

12/04/2024 | Undime

 

O presidente Alessio Costa Lima participou de painel sobre seleção, concurso e formação de professores, alimentação escolar e transporte: impactos no orçamento

 

Representantes da Undime das cinco regiões brasileiras estiveram na capital federal, nos dias 9, 10 e 11 de abril, para participar do “Seminário Interministerial sobre Educação em Tempo Integral: desenvolvendo uma educação integral para todos”. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o Banco Mundial (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

O objetivo foi reunir conhecimentos e estratégias sobre a implementação da escola em tempo integral em diferentes países, bem como fortalecer a discussão técnica sobre a expansão da política de tempo integral no Brasil.

O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE, participou do seminário como palestrante no Painel 4, na tarde da quarta-feira, 10 de abril. O tema abordado por ele foi "Seleção, concurso e formação de professores, alimentação escolar e transporte: impactos no orçamento".

Na ocasião, o presidente da Undime citou o que considera os principais desafios das redes municipais de educação para a pormoção da educação em tempo integral, como alimentação escolar, infraestrutura das escolas, professores concursados, adequação do currículo, formação de professores e a viabilização do transporte escolar. “No ponto de vista da gestão, o maior desafio é, sem dúvida, a alimentação escolar, visto que no Brasil é realizada com financiamento próprio e não pode ser adquirida com recursos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), conforme expressa o artigo 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A complementação do governo federal ainda é muito pequena e não contempla todas as refeições”.

Também participaram do painel 4: Candy Jenny Ramírez Policarpo (diretora de Educação Secundária do Ministério da Educação do Peru); Oscar Sánchez Jaramillo (vice-ministro do Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário, Colômbia); Lizeth Cueva (diretora nacional dos Docentes do Ministério da Educação do Equador); Maria Jucineide Da Costa Fernandes (secretária-executiva de Ensino Médio e Profissional, representando a Secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela). A mediação será feita por Jaime Saavedra (diretor de Desenvolvimento Humano da América Latina e Caribe do Banco Mundial).

Ao todo foram cinco painéis, além de momentos destinados a apresentação de notas técnicas, visitas a escolas do Distrito Federal e uma roda de conversa sobre a política de tempo integral no DF.

Para o MEC, a participação de países, em especial do continente latino-americano, favorece o intercâmbio de informações e a integração regional sobre o tema. Nesse sentido, o seminário abordou questões como: evidências sobre os impactos da educação em tempo integral; equidade na alocação de matrículas e estratégias de permanência; desenho curricular; seleção, concurso e formação docente; alimentação e transporte escolar; e investimentos em infraestrutura escolar. 

O seminário contou ainda com a participação de autoridades e equipes técnicas dos ministérios da Educação de oito países, que possuem políticas de expansão da jornada de tempo integral. São eles: Uruguai, Peru, Chile, Equador, Argentina, Colômbia, México e Vietnã.

Além do presidente nacional, participaram do evento representando a Undime: o presidente do Sudeste, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; o vice-presidente da Região Sul, Alex Tardetti, Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC; e o vice-presidente da Undime Região Centro-Oeste, Paulo Madson, Dirigente Municipal de Educação de Santa Rita do Trivelato/MT. 

 

Confira os vídeos com a íntegra do seminário:

Dia 9/04, manhã: https://www.youtube.com/watch?v=8bJmh0Mp3s0

Dia 9/04, tarde: https://www.youtube.com/watch?v=D8pcIRl6oto

Dia 10/04, manhã: https://www.youtube.com/watch?v=56SOEdSMhBQ

Dia 10/04, tarde: https://www.youtube.com/watch?v=n3YXeH-XbNM