Carregando

Presidente da Undime participa do 2º Encontro de Gestores Municipais de Educação, promovido pela Undime Mato Grosso

23/03/2018 | Undime

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, foi convidado para falar, nesta quinta-feira (22), sobre o novo cenário educacional após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no 2º Encontro de Gestores Municipais de Educação, promovido pela Undime Mato Grosso.

Entre dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias, 180 pessoas participam do evento em Cuiabá. A partir do tema "O cenário educacional em MT e os desafios para 2018", o encontro debate também: o cenário da educação no estado do Mato Grosso; a política de formação de professor já pensando na BNCC; educação e a evolução tecnológica; planejamento do novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2017-2019; regime de colaboração; liderança e gestão de pessoas; financiamento da educação, entre outros.

O presidente da Undime participou primeiro da mesa de abertura junto a representantes da coordenação da Uncme Estadual e Região Centro-Oeste e do Conselho estadual; além do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga; o prefeito de Tabaporã (MT), Sirineu Moleta; o secretário de Estado de Educação do Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon; e o representante do FNDE, Valdir Filho. A anfitriã do encontro, presidente da Undime MT e Dirigente Municipal de Educação de Brasnorte (MT), Terezinha Assmann, também estava na mesa.

Sobre a mesa que debateu o novo cenário educacional após a homologação da BNCC, o presidente da Undime fez um registro do caminho percorrido até aqui e lembrou que o atual momento se constituiu na etapa de preparação para implementação do documento. Alessio lembrou que, a partir da implementação da BNCC, os currículos e Projetos Políticos Pedagógico (PPPs) deverão ser revisados ou elaborados; assim como, os recursos didáticos, os cursos de formação de professores e as matrizes de avaliação.

Nesse sentido, o fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados e municípios foi colocado como condição essencial para o bom andamento do processo de implementação. Por isso, explicou Alessio, foi criado o comitê de governança constituído pelo MEC, Consed e Undime. Além disso, foram constituídas equipes estaduais de currículos que já estão trabalhando. Há também a plataforma de Apoio à construção de Currículos (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/).

O presidente da Undime aproveitou o momento para falar sobre o programa Gestão para a Educação Municipal (GEM), recém lançado pelo MEC. Ele falou que, conforme a Undime já divulgou, as inscrições estão abertas por meio do link http://gem.mec.gov.br/site/. O GEM tem como objetivo apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país, no processo de implementação de políticas educacionais.

Fotos: Undime MT