Carregando

Consultas públicas e o currículo de referência estadual

30/08/2018 | Conviva Educação

As primeiras versões dos currículos estaduais estão prontas: os documentos foram revistos por estados e municípios (leia mais na área de Regime de Colaboração) a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2017 (leia mais na área de Gestão Pedagógica). Para que todos possam dar suas contribuições e sugerir alterações, estão ocorrendo consultas públicas em quase todos os estados. O cronograma desses momentos é definido em cada estado, sendo que alguns encontros já foram feitos em julho e agosto.

É essencial a participação de secretarias municipais, comunidade escolar (professores, coordenadores pedagógicos, diretores), estudantes, conselhos escolares e sociedade civil para que os documentos tenham a autoria de todos e as especificidades regionais estejam contempladas. Por isso, não perca tempo: informe-se na Undime de seu estado ou na secretaria estadual sobre a consulta pública no seu estado e faça uma ampla mobilização no município!

 

O Movimento pela Base Nacional Comum preparou materiais que podem apoiar as secretarias municipais nesse período de consultas públicas. Veja só:

Materiais práticos, de uso em palestras com escolas e divulgação para a comunidade:

Aqui você encontra apresentação em Power Point para ser utilizada nas escolas esclarecendo o que é a BNCC, arquivo com respostas para perguntas frequentes, release para imprensa, boas práticas para contribuir nas consultas e cards para divulgação em Facebook, Whatsapp e outras redes sociais. (clique aqui para acessar e baixar os arquivos).

 

Reportagem com orientações sobre o assunto

Clique aqui e saiba sobre a plataforma elaborada pelo Ministério da Educação para as consultas e veja sugestões do que levar em consideração neste momento, como contextualização, desenvolvimento integral, interdisciplinaridade e complementação. 

 

Lembre-se: após cada secretaria ter seu documento curricular, será momento de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos, conforme você assiste abaixo no vídeo do Conviva: