Carregando

Comunitas abre inscrições para evento sobre alimentação escolar

20/09/2018 | Agência Câmara

No dia 28 de setembro, a Comunitas reunirá em sua sede importantes nomes para debater a alimentação escolar infantil pública durante o “Escola de Comer – boas práticas na merenda”. O encontro é a oportunidade de debater a importância de cuidar da saúde alimentar das crianças da rede pública municipal de educação do país.

O encontro contará com a presença do Secretário de Educação de São Paulo, Daniel Bonis, e de Teresina, Kléber Montezuma, capital, inclusive, com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2018.

Além disso, também contará com a apresentação da Escola de Comer, projeto de requalificação do cardápio alimentar das escolas de Paraty, que estabeleceu uma alimentação mais saudável e regional para os alunos da cidade. A iniciativa é da Prefeitura Municipal em parceria com o Polo Gastronômico da cidade – e apoio da Comunitas.

Leia mais: Escola de Comer, uma nova possibilidade na merenda escolar | por Ana Bueno

Durante o encontro, será realizada uma roda de debate sobre boas práticas em alimentação escolar, com a participação de Ana Bueno, chef de cozinha e coordenadora da Escola de Comer; além de Anna Peliano, especialista em políticas públicas, especialmente na área de combate à fome e à pobreza e Yuri Feres, presidente da Fundação Cargill, organização que apoia na sistematização e disseminação do projeto, para atingir mais prefeituras.

Leia também: Bate-Bola | Coordenadora do BISC, Anna Peliano comenta a pesquisa e os investimentos sociais corporativos do Brasil

“Com esse encontro, a Comunitas pretende ampliar e aprofundar o debate acerca da importância de uma alimentação saudável nas escolas públicas e sua contribuição para o aprendizado dos estudantes. Aspiramos mostrar como a gestão pública, a iniciativa privada e a sociedade, podem, juntos, trabalhar pela ampla melhoria da educação”, explica Regina Esteves.

Clique aqui e inscreva-se para entender o impacto de uma boa alimentação na educação infantil.

Por que debater e melhorar a alimentação escolar?

Alimentação infantil é fonte de uma das maiores preocupações das famílias brasileiras. E realmente deve ser: no Brasil, 33,5% das crianças de 5 a 9 anos apresentam excesso de peso, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, cujos dados mais recentes são referentes a 2008-2009.

No ambiente escolar essa preocupação não pode ser diferente. A alimentação é um dos fatores essenciais para um crescimento contínuo e saudável das crianças, e influencia, inclusive, no desempenho do aprendizado infantil.

Por esse motivo, a Prefeitura de Paraty, com apoio da Comunitas por meio do Programa Juntos, criou a Escola de Comer e tornou a merenda um padrão de qualidade. A iniciativa conseguiu diversos bons resultados, e, por esse motivo, foi transformada na publicação “Escola de Comer, alimentação escolar de qualidade” – produzida com apoio da Fundação Cargill.

Leia também: Em encontro internacional da UNESCO, Escola de Comer inspira cidades do mundo todo

O conteúdo da publicação serve como inspiração, referência e guia para àqueles que acreditam que na alimentação saudável está uma das bases do desenvolvimento infantil.

“Até 2014, somente 40% dos alunos se alimentavam na escola e, em 2017, o número chegou à 90%. O projeto deu tão certo que, além dos alunos, parte dos professores também se alimentam na escola”, disse Ana Bueno, durante a reunião que marcou o lançamento da publicação.

Para Yuri Feres, presidente da Fundação Cargill, iniciativas como essa que causam transformações efetivas na sociedade, são motivos de orgulho para a instituição. “Ao incorporar produtos típicos da região oriundos da agricultura familiar e engajar as merendeiras em um novo conceito de preparo da comida, tornando-a mais saudável, nutritiva e completa, esse projeto muda a realidade de comunidades inteiras. São por projetos assim, que estimulam a alimentação  saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor, que a Fundação Cargill trabalha há 45 anos”, destaca.

Leia mais: Reunião marca lançamento de publicação da Escola de Comer

 

Assista ao vídeo e entenda sobre a Escola de Comer:

 

Título original: Comunitas abre inscrições para evento que debaterá os rumos da alimentação escolar