Carregando
Especial Quem Ensina: diálogo com professores sobre formação continuada

Dando continuidade às comemorações do Dia dos Professores, lançamos no Conviva uma série de vídeos: é o Especial Quem Ensina. O objetivo é mostrar depoimentos de educadores sobre sua prática em diferentes aspectos, em quatro vídeos, sendo o último no dia 15 de outubro. Para o dia 1 de outubro, às 15h (horário de Brasília), o tema será formação continuada. Nossas convidadas são:

- Elisete Tavares, que trabalha há 24 anos na Escola Municipal Antônio de Souza Lobo Sobrinho, em Vianópolis (GO). Já foi professora por 19 anos e atualmente é diretora. Está sempre envolvida em projetos de leitura e escrita: recebeu o Prêmio Professores do Brasil em 2011 e participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde 2014. Em 2016, sua aluna Mayara de Aleluia Pereira, foi vencedora na categoria Crônica. O texto premiado pela estudante foi adaptado para o livro “A Flor que Chegou Primeiro” (disponível em www.euleioparaumacrianca.com.br/livros/a-flor-que-chegou/)

- Jacqueline Ferreira Alves Marques da Silva é professora de apoio pedagógico do 1° ano na Escola Municipal Dona Santinha em Lagoa Santa (MG). Há 16 anos na rede, esteve por 10 anos como representante do Núcleo de Alfabetização e Letramento da secretaria de educação para apoiar o desenvolvimento profissional dos educadores de sua escola.

- Jonilda Alves Ferreira é educadora de Matemática para as turmas de 6° ao 9° ano na EMEF Cândido de Assis Queiroga, no município de Paulista (PB). Participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) desde 2005 e foi premiada sete vezes como professora na iniciativa (ficou entre as dez pessoas do país com esse desempenho). A busca por aperfeiçoamento da prática docente já faz parte da rotina: aproveita diversas oportunidades de formação continuada. 

- Lúcia Cristina Cortez de Barros Santos, diretora da escola Professor Waldir Garcia em Manaus (AM) que atende turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Ela foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “Acolher para todos envolver e aprender”.