Carregando

Os avanços dos municípios do Sudeste em 2018

17/10/2018 | Conviva Educação

Neste ano, desafios não faltaram para os gestores municipais de educação. Falta de recursos, metas para serem alcançadas e a corrida para início da implementação da Base Nacional Comum Curricular – além de eleições e eventos esportivos. Mesmo assim, muito trabalho foi feito!

A seguir, você encontra depoimentos de quatro secretarias municipais de educação dos estados do Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) sobre os avanços do ano e como o Conviva colaborou para o trabalho das equipes.

Acompanhe também os textos sobre os municípios de outras regiões: Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

 

Em Nova Serrana, Minas Gerais, o foco é diagnóstico, priorização e economia

“Estamos de olho no cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME). Uma das metas do nosso plano é fazer o diagnóstico sobre o atendimento da Educação Infantil. Uma das estratégias de monitoramento é utilizar a ferramenta de Espaços Escolares do Conviva para ter um diagnóstico completo da infraestrutura e do que é necessário para aprimorar a aprendizagem dos estudantes, colaborando para o planejamento e priorização dos próximos passos.

Mas nosso município faz uso de outras tantas ferramentas da plataforma Conviva, e toda equipe técnica está cadastrada, garantindo a articulação entre todos! Na Agenda, por exemplo, dados sobre festas, capacitações e outros compromissos são preenchidos diariamente. As equipes consultam as informações pelo aplicativo para celular e diretamente na plataforma, e recebem um lembrete automático no dia anterior ao evento. Os dados também são repassados para a área de comunicação da prefeitura, e a versão impressa é afixada na cozinha, na recepção, nas salas de reunião e ficam com as telefonistas.

A Dirigente Municipal de Educação também utiliza muito a área de indicadores do Conviva como base das reflexões feitas com os diretores das áreas da secretaria. E comemora os resultados: já nota economia de recursos da alimentação e transporte escolar depois que começou a utilizar a plataforma e analisar os relatórios.

Já a Ferramenta de Plano de Ação está repleta porque lá são registradas as iniciativas importantes, e arquivados documentos ou divulgações para termos um histórico do trabalho.

As escolas alimentam a plataforma com os dados dos profissionais de suas unidades. Esse uso também facilita a organização das reuniões com secretários escolares e o planejamento dos participantes, espaços e locais. O setor jurídico consulta a Ferramenta de Profissionais para verificar licenças e atestados, entre outros, e articular com outros setores.” Depoimento de Mônica Gomes, técnica da secretaria municipal de educação de Nova Serrana (MG).  

Assista ao vídeo realizado por Neusa Lago, Dirigente Municipal de Educação de Nova Serrana, sobre os avanços de 2018:

 

No município paulista de Araçariguama, a responsabilidade pela organização dos dados é de todos

“A equipe da secretaria de educação divide-se para preencher as ferramentas do Conviva. Enquanto uma técnica copia os documentos importantes para incluir na área de Arquivos da Secretaria na Biblioteca, um cuida da ferramenta de Gastos com Alimentação e outro ainda do Plano Municipal de Educação (PME). Dessa forma, a organização fica compartilhada, mais dados conseguem ser registrados e toda a secretaria sai ganhando nos momentos de consulta (foto abaixo e no topo desta reportagem).

Na ferramenta de PME é possível analisar cada passo, estratégia e objetivo, avaliando se cada um foi atingido e o que deve ser priorizado. Há pouco tempo, fizemos um chamado público no município e organizamos os convidados em oficinas sobre cada uma das metas. Os dados registrados no Conviva foram úteis para apresentar as informações de forma organizada e discutir as ações. No final do encontro, colhemos sugestões sobre como atingirmos nossos objetivos.

E a secretaria continua procurando formas de aprimorar o trabalho. Recentemente, passamos a usar a Ferramenta de Contratos e Convênios. Os dados sobre a vigência dos contratos e o saldo das atas - que anteriormente ficavam apenas sob os cuidados da área executiva da prefeitura - agora também são acompanhados pelo Dirigente Municipal de Educação. Estamos começando a fazer os registros no sistema, mas pretendemos controla-los diariamente para termos a noção mais exata do processo administrativo! Outras ferramentas que estão no horizonte do planejamento da secretaria, para futuro preenchimento, são: Receitas e Despesas, Profissionais e Escolas e Matrículas.

Com o Conviva, notamos que a papelada não precisa mais ficar acumulada nas prateleiras da secretaria. E a visão sobre os diferentes desafios e avanços está mais evidente: com os dados em mãos, o DME pode apresentá-los quando necessário e aonde estiver.” Depoimentos de Suzana Aparecida Pedroso e Fernando Cunha, técnicos da secretaria municipal de educação de Araçariguama (SP).

Assista ao vídeo realizado por Michel Vicentine, Dirigente Municipal de Educação de Araçariguama, sobre o uso do Conviva:

 

O sistema de gestão da secretaria de Mendes, no Rio de Janeiro, é o Conviva

“Já conhecíamos o Conviva, mas depois de uma formação com a articuladora do estado e do encontro da Undime, em 2017, é que passamos a utilizá-lo com mais frequência. Desde então, o Conviva é nosso sistema de gestão que permite articular toda a rede em uma única plataforma. Todos os meses, um dos nossos técnicos atualiza os dados de nossos recursos humanos na ferramenta de Profissionais do Conviva. Com isso, temos um retrato fiel dos funcionários, mesmo com as alterações e substituições constantes, e ainda mais atual do que o Censo Escolar mostra.

Com a ferramenta de Gastos com Transporte e a atenção dada ao planejamento do setor, diminuímos em 30% os custos com combustível. Um técnico registra o que é gasto nos veículos próprios e terceirizados, e conseguimos analisar os relatórios, o que nos dá uma visão que antes era restrita à secretaria da fazenda (conheça parte da equipe nas fotos abaixo):

  

A equipe pedagógica da secretaria consulta os dados e conteúdos da área, assistindo aos vídeos e lendo os materiais disponíveis. Essas informações são essenciais porque dão um norte para a equipe!”. Depoimento de Debora Alves Morra Loures, Dirigente Municipal de Educação de Mendes (RJ).

Assista ao vídeo realizado pela Dirigente Municipal de Educação, Debora Alves Morra Loures, sobre o uso do Conviva:

 

 

Para organizar a secretaria de João Neiva, no Espírito Santo, agilidade é o ponto chave

“Começamos a usar a plataforma Conviva quando fizemos o cadastro de profissionais e escolas, e registramos as informações sobre alimentação escolar. Depois fizemos a importação do Educacenso de 2017 e atualizamos os dados de profissionais, estudantes e escolas nas respectivas ferramentas com as mudanças que estão ocorrendo desde então.

Achamos essencial ter um sistema de gestão que nos permita acesso a relatórios corretos, online e a qualquer hora! E para isso precisamos agilidade no preenchimento do Conviva. A Dirigente Municipal de Educação dividiu a equipe da secretaria e cada setor ficou responsável pelo registro de suas ações na plataforma. Para contribuir com o trabalho e a organização da rede, as escolas também foram envolvidas para alterar informações nas ferramentas de Escolas e Estudantes. A Dirigente ainda orienta a equipe para que consulte o Conviva nos 30 minutos iniciais do trabalho diário, quando podem ser lidas as notificações e notícias sobre os processos na gestão da educação.

Outras áreas da plataforma têm sido bastante usadas: as nutricionistas já participaram do curso a distância sobre Gestão da Alimentação Escolar disponível no Conviva e utilizam a ferramenta de Cardápios para elaborá-los e enviar os documentos para escolas mensalmente. Elas vibram com os cálculos nutricionais realizados automaticamente e com os registros dos estudantes atendidos! A equipe técnica também registra informações sobre Contratos, Veículos, Plano Municipal de Educação, além dos gastos e repasses do governo na Ferramenta de Receitas e Despesas.” Depoimento de Edicleia Maria Perovano, técnica da secretaria municipal de educação de João Neiva (ES).

Assista ao vídeo realizado pela Dirigente Municipal de Educação, Alice Helena Barroso Sarcinelli, sobre o trabalho realizado na secretaria: