Carregando

Instituições se manifestam contra depoimento do Presidente

25/03/2020 | Undime

Além da Undime, Andifes, Consed e Frente Nacional de Prefeitos também publicaram seus posicionamentos

 

O Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) publicaram nesta quarta-feira (25) manifestos em repúdio às manifestações do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid 19).

Segundo o Consed, O Conselho continuará seguindo as determinações dos governadores de estado, norteados pelas orientações da Organização Mundial de Saúde e das principais autoridades médicas e científicas internacionais e nacionais.

E acreditam que manter as aulas presenciais suspensas é um ato de responsabilidade, para proteger não apenas a vida dos nossos estudantes e servidores, mas de todos aqueles que estão em seu entorno, especialmente os idosos e com doenças crônicas.

Em nota oficial a FNP diz que resguardar a vida das pessoas, dos cidadãos brasileiros de todas as idades, deve ser o princípio humanitário de quem tem responsabilidade de liderar, seja nos municípios, nos estados e ainda mais no país. Não contar com essa liderança, e, pior, contar com uma postura irresponsável, alicerçada em convicções sem embasamento científico, que semeiam a discórdia e até mesmo a convulsão social, compromete as relações federativas.

Ainda de acordo com o posicionamento, prefeitas e prefeitos entendem a postura do presidente como isolada e clamam pela necessária e constitucional liderança do Governo Federal no enfrentamento dessa pandemia.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), manifestou sua indignação ao pronunciamento, alegando que o mesmo despreza a voz dos pesquisadores de todo mundo e ignora dados oficiais das autoridades sanitárias, inclusive do próprio governo.

A Andifes considera intolerável que, num momento sensível como este, sejam criticadas medidas que têm se baseado em dados concretos e nos procedimentos mais exitosos, além de serem apresentadas no pronunciamento orientações inconsistentes, perigosas e de todo contrárias aos esforços das autoridades competentes.

 

Clique aqui para acessar a íntegra da Nota à Imprensa, divulgada pelo Consed.

Clique aqui para acessar a íntegra da Note Oficial, divulgada pela Frente Nacional de Prefeitos.

Clique aqui para acessar a íntegra da Note Oficial, divulgada pela Andifes.

 

 

Fonte: Undime (com informações de Consed, Andifes e FNP)

 

Título original: Instituições se manifestam contra o pronunciamento do Presidente da República sobre o coronavírus