Carregando

Posicionamentos da Undime

03/04/2020 | Undime

Com o objetivo de estabelecer e divulgar a posição da Undime em relação a vários aspectos relacionados ao atual momento, a instituição tem divulgado posicionamentos e notas públicas para dirigentes, técnicos, educadores, parceiros, imprensa e parlamentares.

Confira abaixo o que foi divulgado:

Nota pública - Uso da Educação a Distância (EAD)

Em continuidade às deliberações da Undime e de suas 26 seccionais sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na educação pública, e considerando a importância de se manter o isolamento social e as aulas suspensas, a Undime apresenta algumas contribuições ao processo de discussão da oferta da modalidade da EAD em substituição às aulas presenciais. A Nota pública - Uso da Educação a Distância (EAD) está dispinível em https://bit.ly/33Wq9GE

Nota pública - Flexibilização do calendário escolar

A Undime e suas 26 seccionais estão em debate constante sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 na educação pública, considerando a importância de se manter o isolamento social e as aulas suspensas. É primordial, agora, garantirmos o direito à vida, para termos um processo educativo com vidas saudáveis no futuro.

Assim, mesmo sem sabermos por quanto tempo se prolongará essa “quarentena”, faz-se necessário, mais do que nunca, informar e mobilizar os dirigentes responsáveis pela gestão das 5.568 redes municipais de ensino. Leia neste link https://bit.ly/3bxqOkq a Nota pública - Flexibilização do calendário escolar.

Posicionamento público - Propostas para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 na educação

Desde o início da pandemia, nos debates e na realização de ações,  a Undime tem por princípios a garantia da saúde e da vida dos munícipes e da oferta da educação básica pública com efetivo ensino-aprendizagem. O período é de incertezas, pois as autoridades de saúde estabelecem, como um possível período de queda da pandemia, os meses de junho e agosto.

Alguns dos temas que mais preocupam os Dirigentes Municipais de Educação de todo o país, considerando que ainda não há uma previsão para a suspensão do isolamento, são: a oferta da alimentação escolar aos estudantes com aulas suspensas; a reorganização do calendário letivo; possíveis sanções no processo de prestação de contas.
Diante desse cenário, e considerando que é primordial manter o isolamento, a instituição apresenta algumas contribuições a esses temas apontados pelos dirigentes. Tais contribuições foram deliberadas pelo Colegiado Ampliado, em quatro reuniões virtuais realizadas nos últimos dez dias.

Leia mais: https://bit.ly/33GQKaF

Nota pública - Importância da manutenção das aulas suspensas!

Em respeito às normas e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Undime conclama a todos os dirigentes, gestores, professores, técnicos, servidores e comunidade educacional de todos os 5.568 municípios a manterem as aulas suspensas e permanecerem em isolamento social.

Leia aqui: https://bit.ly/2QJSTgs

Notícias Relacionadas