Carregando

Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19

24/04/2020 | Rede Nacional Primeira Infância 

Por que uma carta às meninas e meninos em tempos de Covid-19?

Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história”. Hannah Arendt

O Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI – é um movimento social que luta pelo direito das crianças de zero a seis anos a uma Educação Infantil democrática, laica, antirracista, inclusiva e de qualidade social. Constitui, juntamente com outros 26 fóruns, o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – Mieib.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias – NEPEI, da Faculdade de Educação da UFMG, integra a Comissão Articuladora do FMEI. A ideia de escrever uma carta para as crianças explicando o que está acontecendo no Brasil e no mundo, com a chegada da Covid-19, foi de ambos. Eles partiram da avaliação de que havia produções destinadas aos pais e mães, às professoras e aos professores, mas não tinham conhecimento de algo dirigido diretamente às crianças. Assim, surgiu a ideia de uma publicação que tivesse como interlocutoras principais as próprias crianças e ainda, que tivesse qualidade estética, trouxesse informações confiáveis e, principalmente, não escondesse das crianças a gravidade do momento, mas que, ao mesmo tempo, desse a elas protagonismo e esperança.

O produto é uma obra de arte, produzida por ilustradores de livros infantis: Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Camilo Martins, Elisa Carareto, Gabriel Benedito, Graça Lima, Luiz Silva, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Odilon Moraes e Raquel Matsushita, esta última responsável também pela programação gráfica.

Se o produto é um presente para adultos e crianças, é preciso dizer que o processo uniu pessoas comprometidas com as crianças e com seu direito de viver em um mundo mais justo e solidário. E que sabem que a construção deste mundo passa hoje mais do que nunca pela proteção afetuosa desses que acabaram de chegar. Divulguem amplamente esta Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19. Os idealizadores apenas exigem que sua distribuição seja gratuita e respeite os direitos autorais, não deixando de citar a fonte e a autoria.

Acesse pelo Instagram: instagram.com/criancasdobrasil
Acesse pelo Issuu: bit.ly/CartaCriançasCovid-19

Fonte/ Foto: Rede Nacional Primeira Infância 

https://bit.ly/2Kquith