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Gestão Democrática e a transição de gestão

03/07/2020 | Conviva Educação

Ter um panorama atualizado sobre a situação de sua rede em relação à Gestão Democrática é o primeiro passo para planejar melhorias. Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) quanto o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelecem a necessidade de as secretarias avançarem nos processos de gestão democrática. Então, que tal montar um relatório sobre a situação dessa área em seu município?

Seguindo o roteiro de questões disponíveis na ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática do Conviva, a secretaria municipal de educação cria um diagnóstico que indica, em cada escola e na secretaria como um todo, o cenário atual. “Não é de um dia para outro que a rede incorpora processos de gestão mais democráticos. Eles exigem articulação entre os setores da educação, com outras áreas da prefeitura e ainda com a sociedade civil”, diz Eliana Amaral, articuladora do Conviva no Mato Grosso.

E você sabe quais as características da gestão democrática na educação? Veja o que diz a área de conteúdo sobre Gestão Democrática do Conviva:

- Participação da comunidade escolar na elaboração do PPP;

- Autonomia da escola na gestão administrativa;

- Orçamento participativo;

- Consultas populares para as decisões estratégicas;

- Exercício da cidadania, por meio de conselhos escolares e grêmios estudantis;

- Autonomia dos conselhos setoriais ligados à educação;

- Outros mecanismos de participação e decisão.

A área de Gestão Democrática é tema de um dos sete questionários já disponíveis na ferramenta de Memorial de Gestão do Conviva, que favorece a organização dos dados pelas secretarias sobre as ações já realizadas e a transição de gestão (leia mais no texto “Preparativos para a transição de gestão” abaixo).

 

Uso qualificado da ferramenta

Na ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática é possível mapear como a rede é organizada em relação à existência de Conselhos, nomeação para cargos de direção, grêmios escolares, associações de pais e mestres e muito mais. Veja só:

- Ao criar um diagnóstico, você já vê alguns dados do Censo Escolar de 2018 sobre sua rede. Preencha o perfil de cada escola, indicando dados sobre conselho escolar, grêmio estudantil, localização, quem administra os recursos financeiros e como é feita a escolha dos diretores;

- Quando for realizar atualizações nos dados das escolas ou da secretaria, crie um novo diagnóstico. Para isso, faça uma cópia do diagnóstico anterior, dê um novo nome no registro e atualize as informações. Eliana indica: “É importante fazer um acompanhamento das mudanças de diretores ou no Projeto Político Pedagógico (PPP), por exemplo, para criar um histórico do trabalho realizado na rede”.

- Para ter as informações confiáveis das escolas, mantenha os dados de todas elas – e não só de uma ou outra - atualizado: dessa forma o panorama do conjunto das unidades fica mais real;

- Se preferir, imprima um relatório com o diagnóstico geral ou das escolas, ou salve cada página em formato PDF;

- É possível utilizar a funcionalidade de "Exportar": localize o diagnóstico e clique no ícone de "X". Uma planilha .xls, que será baixada para seu computador;

- Leia o texto de introdução para saber mais sobre o funcionamento da ferramenta;

Veja na área de Indicadores, e em seguida em Dados no Conviva, gráficos sobre essa ferramenta.

 

Planejamento dos próximos passos

O trabalho da secretaria não termina quando o diagnóstico está pronto. Depois de preencher os dados, organize a equipe para planejar as mudanças que são necessárias. A ferramenta de Plano de Ação do Conviva colabora para isso: nela é possível inserir os responsáveis e os prazos de cada nova iniciativa e acompanhar a evolução dos fatos. “É interessante compartilhar com as escolas o diagnóstico, porque é uma forma de mostrar a visão geral e a específica sobre cada unidade. A participação e a escuta de todos os atores envolvidos é, também, uma forma de a gestão democrática ser colocada em prática”, diz a articuladora Eliana.

 

Preparativos para a transição de gestão

Além dos diversos desafios causados pela pandemia do novo coronavírus, 2020 é ano de eleições municipais. Com a ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática, as equipes podem se organizar e executar os próximos passos, tanto para realizar as ações durante a gestão atual quanto para deixar encaminhado para 2021, no começo de um novo mandato. “Essas informações são essenciais para a equipe que assume a gestão ter um ponto de partida. Sem um diagnóstico preciso, o trabalho fica mais lento e muitas vezes não corresponde ao que é prioritário”, afirma Eliana.

E mais: essa ferramenta está integrada à ferramenta de Memorial de Gestão recém-lançada no Conviva, então ter feito o Diagnóstico previamente já colabora para um registro mais fiel à realidade.

Na ferramenta de Memorial de Gestão, secretarias podem sistematizar as ações realizadas pelo mandato atual nas diferentes áreas, deixar seu legado e ainda colaborar para a próxima equipe realizar seu planejamento. E mesmo que a mudança de ano não signifique alteração na equipe, ter informações importantes de uso coletivo bem organizadas só colabora com o trabalho, não é mesmo?

Se precisar de apoio para o preenchimento da ferramenta de Memorial de Gestão, peça também apoio do articulador responsável pelo atendimento em seu estado. Leia sobre como realizar uma transição de gestão de qualidade nos textos da área de conteúdo de Memorial de Gestão.

 

Calendário de Ações

Para que os compromissos não se acumulem ao longo do tempo, sugerimos que sua secretaria siga o calendário de ações e se organizem de forma gradual ao longo do ano, facilitando o preenchimento da ferramenta de Memorial de Gestão. Este texto de incentivo ao preenchimento da ferramenta de Diagnóstico da Gestão Democrática é o passo 8 desse calendário, mas veja só as publicações anteriores:

- Passo 1 sugere a atualização de cadastros e permissões de uso do Conviva;

- Passo 2 indica a inserção de Arquivos da Secretaria na plataforma;

- As atualizações de Contratos e fornecedores são o passo 3 de uma transição de gestão realizada com qualidade;

- O passo 4 é o registro na ferramenta de Cardápios;

- Passo 5 é o gerenciamento dos Estoques;

- No passo 6 descrevemos a atualização da ferramenta de Plano Municipal de Educação

- No passo 7 o foco é a ferramenta de Convênios.