Carregando

Atualização sobre convênios

15/07/2021 | Conviva Educação

A ferramenta de Convênios da plataforma Conviva tem como objetivo favorecer o acompanhamento dos convênios que as Secretarias Municipais de Educação firmam com governos  federal e estadual ou com órgãos públicos dessas esferas. Depois de fazer o cadastro inicial dos dados na ferramenta de Convênios, a equipe organiza a execução, os pagamentos, os repasses e as prestações de contas estabelecidas. “É possível registrar, por exemplo, os convênios realizados para formações dos profissionais, de obras e construções. Os ganhos para o município são muitos, como aplicação adequada dos recursos, atendimento das demandas do convênio firmado e garantia de padrões de qualidade”, diz Bruno Sizino, articulador do Conviva no Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

Organização dos dados 

Na ferramenta de Convênios, há dados básicos que devem ser preenchidos, como: número de registro, data de início das atividades e etapas de execução. Com isso, a secretaria verifica a situação das parcerias, como pagamentos mensais previstos, convênios realizados com os governos estaduais e fornecedores contratados, etc.

Como registrar as informações sobre convênios no Conviva

Veja como fazer o melhor uso da ferramenta de Convênios:

- Como primeiro passo, siga duas etapas: cadastre os objetos de um convênio (isso é, a categoria de produtos ou serviços) na página Cadastro de categorias de Produto e Serviço dentro da opção de Configurações. A seguir, cadastre os fornecedores do seu município na página Cadastro de fornecedor em Configurações. O articulador Bruno reforça que ter esses fornecedores cadastrados também é essencial para o preenchimento da ferramenta de Contratos: basta registrar uma vez os fornecedores para poder utilizar essa informação nas duas ferramentas;

- Acompanhe pagamentos e saldo dos convênios firmados;

- Faça controles parciais, durante a execução, ou finais, após o fim das atividades, e organize relatórios com informações financeiras ou técnicas de execução, relacionados a um período do convênio;

- A equipe da secretaria pode incluir anexos em um cadastro de convênio na ferramenta para ter os documentos em um só local.

E mais: as áreas de conteúdo sobre Gestão Administrativa e Gestão Orçamentária e Financeira do Conviva disponibilizam informações sobre processos de administração do cotidiano da secretaria, e orientam o planejamento orçamentário e o investimento dos recursos financeiros na educação. Confira!