Carregando

BNCC: municípios devem cadastrar informações em plataforma

18/02/2022 | Undime

Plataforma servirá como base de dados oficial do MEC, para o levantamento de informações referentes ao Fundeb, dentre outros, o que trata da melhoria da aprendizagem, o Valor Aluno/Ano por Resultado (VAAR)

Dirigentes Municipais de Educação precisam estar atentos ao prazo para inserção das informações na plataforma de monitoramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O cadastro das informações deve ser realizado até o dia 31 de março de 2022.

De acordo com informações do MEC, até a última atualização, apenas 60 municípios haviam realizado o cadastro das informações. O número representa pouco mais de 1% do total de municípios do país.

"Esse preenchimento é essencial e todos os gestores precisam fazê-lo. Essa Plataforma de Monitoramento vai funcionar como ferramenta de consulta e, segundo o MEC, servirá como base de dados oficial da pasta para o levantamento de informações referentes a uma das complementações do Fundeb", enfatiza o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia.

Na plataforma estão disponíveis duas novas funcionalidades: o Cadastro dos currículos estaduais e municipais (re)elaborados alinhados à BNCC e o Cadastro das boas práticas utilizadas na implementação e os questionários.

O MEC alerta para o fato de que a Plataforma de Monitoramento da Implementação da BNCC funcionará como ferramenta de consulta e repositório desses documentos, que servirá como base de dados oficial, para o levantamento de informações referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dentre outros, o que trata da melhoria da aprendizagem, o Valor Aluno/Ano por Resultado (VAAR).

Entenda quais são as complementações do FUNDEB assistindo ao vídeo abaixo:

                                       
 

Como cadastrar as informações?

O primeiro passo é o preenchimento do Formulário de Cadastro, disponível na página https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/cadastro-inscricao, selecionando a indicação no Cadastro do perfil, como Coordenador Estadual ou Coordenador Municipal, com opção de indicação adicional de Coordenador Auxiliar.

Após o cadastro, o segundo passo é a realização da inclusão dos documentos clicando nos cards Currículos e documentos (Rede municipal) ou Currículos e documentos (Rede estadual). Para o cadastro do currículo, é preciso preencher a ficha Upload de currículo, disponível na própria Plataforma, para anexar o documento.

O terceiro, e último, passo é o Cadastro das Boas práticas e seus Questionários (Rede estadual ou Rede municipal). Há um tutorial de 4 passos na Plataforma, orientando a sua inclusão: 1º Passo - Dimensão; 2º Passo - Caracterização; 3º Passo - Nível de Gestão; e 4º Passo - Importância.

Dúvidas ou informações sobre o acesso à plataforma e cadastro de usuário ou documentos, podem ser comunicadas por meio do endereço eletrônico suporte.bncc@caed.ufjf.br ou pelo chat disponível no link https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/contato 

Sobre a plataforma

A Plataforma do Monitoramento de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está aberta a todas as redes de ensino do país e otimiza a troca de experiências, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.

A iniciativa é da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e foi lançada em dezembro de 2021.

Clique aqui e acesse a plataforma de monitoramento.

Fonte: Undime com informações do MEC
Título original: Municípios devem cadastrar informações na Plataforma de Monitoramento da Implementação da BNCC até 31 de março

Notícias Relacionadas