Carregando

Últimos preparativos para o início do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

05/08/2023 | Undime

 

 

 


Enquanto o dia da abertura do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação não chega, aumenta a expectativa da Undime em realizar, este ano, o maior encontro de Dirigentes Municipais de Educação do país.

Nesta edição, a Educação unirá a sustentabilidade ao meio ambiente projetados na estrutura do Centro de Eventos do Pantanal para acolher os cerca de 2 mil participantes. O encontro será realizado em caráter ordinário, no período de 6 a 9 de agosto, na capital Mato-Grossense, Cuiabá.

O espaço, cercado por uma reserva ambiental e construído para valorizar a sustentabilidade, será palco para discussões em torno do tema central “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”.

Durante os quatro dias de evento, dirigentes, gestores e técnicos serão acolhidos no auditório principal, nos espaços de convivência, salas temáticas e no pavilhão de exposições, onde vão poder debater a respeito de assuntos estruturantes da educação pública brasileira em formato de conferências, mesas-redondas e oficinas.

Na ocasião, serão realizadas ainda a eleição e a posse da nova diretoria executiva responsável pela gestão no biênio 2023-2025. O atual presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP está à frente da instituição por duas gestões (2019/2021 e 2021/2023) e fará seu discurso de despedida quando passará o comando da instituição a um(a) novo(a) dirigente.

Tudo pronto para que, no dia 6 de agosto, o evento passe a marcar a agenda educacional do país e ofereça momentos de formação e informação aos participantes, o que contribuirá para o fortalecimento da educação nos 5.568 municípios brasileiros e no Distrito Federal.

As conferências programadas para o 19º Fórum trarão temáticas que permeiam o dia a dia da Educação nacional, contando com renomados especialistas, mediados por representantes das seccionais da Undime. Nas salas temáticas (saiba mais aqui), 16 oficinas abordarão também assuntos atuais e perspectivas para a educação, nas quais os participantes previamente inscritos poderão tirar dúvidas mais especificamente.

Com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Mato Grosso, o Fórum contará com um pavilhão de exposições que terá estandes de instituições parceiras, nos quais os participantes conhecerão iniciativas. Haverá também empresas credenciadas a expor no local e um espaço de serviços do Governo Federal com a presença de técnicos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que ficarão à disposição para oferecer atendimento aos dirigentes e técnicos.

Aos poucos os participantes estão chegando na cidade. O presidente da Undime já está no local e veio acompanhar de perto a organização dos últimos detalhes para o Fórum. "Várias pessoas estão envolvidas e trabalhando para que tudo aconteça da malhor maneira possível. Desejamos que todos sejam muito bem-vindos! Que nosso Fórum seja um momento de reflexão sobre o presente, aprendizado com o vivido e de construção dos próximos passos da educação pública municipal brasileira", reiterou Garcia.

Programação e demais informações em: https://forumnacional.undime.org.br/

Fonte/Foto: Undime