Carregando

19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação é aberto em Cuiabá/MT

06/08/2023 | Undime

“Mato Grosso é a capital da Educação Brasileira pelos próximos quatro dias”, destaca o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, em fala de abertura do evento
 

 

 

As delegações dos 26 estados brasileiros foram recebidas com festa neste domingo (6), durante a solenidade de abertura do 19º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento acontece até o dia 9, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá/MT, reunindo cerca de 2 mil participantes em torno da temática sobre os “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”.

Na programação de abertura, a Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo, do Instituto Ciranda, entoou clássicos da Música Popular Brasileira. O evento seguiu com a performance “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, realizada pelo artista Richard Riguetti. 

A peça contou a trajetória e os causos de um dos mais notáveis educadores da história mundial. O espetáculo propôs uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens teatral e circense.
 


 

Emocionado, o anfitrião do evento, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, agradeceu ao Estado do Mato Grosso por abrir as portas para receber os Dirigentes Municipais de Educação de todo o país e lembrou a missão da Undime enquanto representante da Educação de todos os 5.568 municípios.

"Educação inclui a participação e inclusão de todos. Pertencimento é o que a Undime quer ao representar os mais de 5 mil municípios do Brasil. Cada conquista da Undime ajuda do pequeno ao grande município", destacou o presidente Luiz Miguel.

O presidente ainda destacou que o evento já pode ser considerado a maior edição de todas já realizadas e destacou que durante os quatro dias “Mato Grosso é a capital da educação brasileira”. 

 

O Fórum da Undime é um dos encontros mais aguardados do calendário de eventos da Educação, por reunir participantes de todos os estados brasileiros na perspectiva de promover um intercâmbio de saberes em prol da educação pública municipal, ao longo dos quatro dias de evento.

Também participaram da mesa de abertura: Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação; Fábio Garcia; secretário da Casa Civil, representando o Governo do Estado do Mato Grosso; Kalil Sarat Baracat de Arruda, prefeito de Várzea Grande; Alan Porto, secretário de Estado do Mato Grosso, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, vice-presidente nacional da Undime; Silvio Fidélis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/ MT e presidente da Undime/MT; Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Lélia Brum, diretora superintendente do Sebrae/MT. 
 

 


 

Os presidentes estaduais da Undime e os dirigentes que compõem a diretoria executiva nacional compuseram a tribuna de honra da cerimônia oficial de abertura, bem como os parceiros institucionais da Undime.

Após a solenidade, o professor catedrático da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, proferiu a conferência “Cenários atuais e os desafios da Educação para a próxima década”. 

19º Fórum Nacional da Undime
Data: 6 a 9 de agosto de 2023
Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá/MT
Informações: https://forumnacional.undime.org.br/

 

Fonte/Fotos: Undime

FacebookTwitterWhatsAppCompartilhar

TODAS AS NOTÍCIAS