Carregando

Municípios são premiados na 5ª Ação de Reconhecimento Conviva Educação

07/08/2023 | Undime

Iniciativa pretende valorizar e reconhecer as boas práticas das secretarias municipais de educação que utilizaram a plataforma e produziram resultados na gestão da educação pública

 

 

 Como parte da programação do 19º Fórum Nacional da Undime, foram homenageados, nesta segunda-feira (7), os cinco municípios vencedores da 5ª Ação de Reconhecimento da plataforma Conviva Educação. São eles: Aral Moreira/MS; Olindina/BA; Cachoeira do Sul/RS; Normandia/RR e Santos/SP. A premiação tem o objetivo de valorizar as secretarias municipais de educação que utilizaram o Conviva e demonstraram o aprimoramento de seus processos de gestão, produzindo resultados que impactaram o cotidiano da gestão da educação pública municipal de 2019 a 2022.

Os municípios passaram por um processo de seleção que culminou no envio de relatos de experiências dessas inciativas. A análise foi feita por uma comissão técnica composta pela Undime, mais seis parceiros: Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Porticus, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Votorantim e Fundação Roberto Marinho.

Na solenidade de premiação, os Dirigentes Municipais de Educação de cada município premiado, acompanhados do articulador Conviva, receberam o prêmio das mãos do presidente da Undime/AL e Dirigente Municipal de Educação de Feliz Deserto/AL, Djalma Barros, e da gerente de Implementação do Itaú Social, Cláudia Sistoni.

 


 

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, professor Luiz Miguel, parabenizou a todos os municípios participantes e destacou que a premiação é uma estratégia de reconhecimento aos municípios que se esforçaram e utilizaram instrumentos que tornam a gestão da educação mais ágil, fácil e efetiva. “É uma visão estratégica, premiar os municípios que contam com a plataforma Conviva como uma ferramenta de gestão. É também uma forma de incentivar que outros municípios utilizem”, disse.

Metodologia

Não foi necessário realizar uma inscrição. Isso porque, todas as secretarias municipais de educação cadastradas no Conviva até o dia do lançamento do edital, que atenderam aos critérios de uso descritos, estavam aptas a participarem da 5ª Ação de Reconhecimento.

O processo de seleção contemplou três etapas: uso da Plataforma Conviva, participação no workshop virtual para os municípios selecionados na etapa 1 sobre como produzir relatos de experiências e apresentação do relato de experiências.

O presidente da Undime/AL, Djalma Barros, lembrou do aperfeiçoamento do ambiente virtual Conviva ao longo dos dez anos de lançamento, “transformando-o em um canal de troca de experiências e formação continuada, além de ser suporte importante para a compreensão das diferentes dimensões do território escolar, da dimensão administrativa financeira, dos aspectos do acompanhamento e monitoramento dos diferentes programas educacionais”. Atualmente, mais de 4.634 municípios estão cadastrados no Conviva, que conta com 45.234 usuários.

Para a gerente de implementação do Itaú Social, Cláudia Sintoni, contar com uma plataforma que oferece ferramentas para resolver questões do cotidiano faz muita diferença. Ela citou as várias formas que o Conviva foi encontrando para estar perto dos municípios, como as salas de apoio, o Café com Conviva e os cursos ofertados no ambiente virtual.

Receberam a premiação os Dirigentes Municipais de Educação Vanir Ferreira Linares Filha e a articuladora Conviva, Adriana Miranda dos Santos, de Aral Moreira/MS; Cláudia Souza Silva Melo, e a articuladora, Janine Tainã Assis Simões, de Olindina/BA; Angela Schumacher Schuh e a articuladora Celeni de Freitas Konig, de Cachoeira do Sul/RS; Abraão Oliveira da Silva e a articuladora, Daniela Oliveira da Silva, de Normandia/ RR e Cristina Abreu da Rocha Barletta e a articuladora, Fernanda Cordeiro Cezar Gandini, Santos/ SP.

Fonte/Fotos: Undime